| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 70.21 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A crescente necessidade de proporcionar ambientes de ensino/aprendizagem
mais ricos, geradores de contextos mais estimulantes e mais desafiantes, que permitem
aos alunos desenvolver a sua capacidade para explorar, conjecturar, raciocinar
logicamente, contribuiu para implementar esta investigação. A escolha do conteúdo
Geometria tem por objectivo proporcionar o desenvolvimento de tais capacidades, uma
vez que os Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD), como o Compass and Ruler
(C.a.R.), são tidos como um poderoso instrumento de ensino de Geometria.
Neste estudo pretendemos compreender a potencialidade do C.a.R. como mediador no
processo de ensino/aprendizagem da Geometria, quer no que respeita ao
desenvolvimento matemático, quer no que concerne à atitude dos alunos.
Foi objectivo principal desta investigação averiguar da eficiência do Ambiente de
Aprendizagem para o Ensino Básico, utilizando uma metodologia blended learning – blearning,
ancorado no site http:// carmate.weebly.com, cuja construção se centrou nas
teorias de aprendizagem construtivistas e numa perspectiva colaborativa.
Findos os três meses da implementação da investigação, coube aos alunos proceder de
forma autónoma à elaboração de propostas de trabalho, desafios estes que foram
apresentados aos professores de diversas escolas. Apresentaram os seus trabalhos num
workshop onde a inversão de papéis foi inevitável: os aprendentes tornaram-se
professores e vice-versa. Os alunos partilharam as suas aprendizagens sobre o software
C.a.R. evidenciando as potencialidades deste, constatadas através das suas criações.
Description
Keywords
Matemática Software Aprendizagem Construtivismo Autonomia
Pedagogical Context
Citation
CARVALHO; Maria José de Oliveira Rodrigues; ANDRADE, António; CARDOSO, Eduardo Luís. A utilização de ambientes geométricos dinâmicos no ensino e aprendizagem de geometria – um curso de geometria no 9º ano de escolaridade (3º ciclo do ENSINO BÁSICO). In Encontro Nacional de Professores de Matemática: ProfMat 2009. Viana do Castelo, 3- 5 de Setembro, 2009. In [Actas] Encontro Nacional de Professores de Matemática: ProfMat 2009. [Viana do castelo]: Associação de Professores de Matemática, [2009]. ISBN 978-972-8768-42. 11 p.
