Repository logo
 
Publication

A utilização de ambientes geométricos dinâmicos no ensino e aprendizagem de geometria – um curso de geometria no 9º ano de escolaridade (3º ciclo do ensino básico)

dc.contributor.authorCarvalho, Maria José de Oliveira Rodrigues
dc.contributor.authorAndrade, António
dc.contributor.authorCardoso, Eduardo Luís
dc.date.accessioned2014-06-04T15:34:40Z
dc.date.available2014-06-04T15:34:40Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractA crescente necessidade de proporcionar ambientes de ensino/aprendizagem mais ricos, geradores de contextos mais estimulantes e mais desafiantes, que permitem aos alunos desenvolver a sua capacidade para explorar, conjecturar, raciocinar logicamente, contribuiu para implementar esta investigação. A escolha do conteúdo Geometria tem por objectivo proporcionar o desenvolvimento de tais capacidades, uma vez que os Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD), como o Compass and Ruler (C.a.R.), são tidos como um poderoso instrumento de ensino de Geometria. Neste estudo pretendemos compreender a potencialidade do C.a.R. como mediador no processo de ensino/aprendizagem da Geometria, quer no que respeita ao desenvolvimento matemático, quer no que concerne à atitude dos alunos. Foi objectivo principal desta investigação averiguar da eficiência do Ambiente de Aprendizagem para o Ensino Básico, utilizando uma metodologia blended learning – blearning, ancorado no site http:// carmate.weebly.com, cuja construção se centrou nas teorias de aprendizagem construtivistas e numa perspectiva colaborativa. Findos os três meses da implementação da investigação, coube aos alunos proceder de forma autónoma à elaboração de propostas de trabalho, desafios estes que foram apresentados aos professores de diversas escolas. Apresentaram os seus trabalhos num workshop onde a inversão de papéis foi inevitável: os aprendentes tornaram-se professores e vice-versa. Os alunos partilharam as suas aprendizagens sobre o software C.a.R. evidenciando as potencialidades deste, constatadas através das suas criações.por
dc.identifier.citationCARVALHO; Maria José de Oliveira Rodrigues; ANDRADE, António; CARDOSO, Eduardo Luís. A utilização de ambientes geométricos dinâmicos no ensino e aprendizagem de geometria – um curso de geometria no 9º ano de escolaridade (3º ciclo do ENSINO BÁSICO). In Encontro Nacional de Professores de Matemática: ProfMat 2009. Viana do Castelo, 3- 5 de Setembro, 2009. In [Actas] Encontro Nacional de Professores de Matemática: ProfMat 2009. [Viana do castelo]: Associação de Professores de Matemática, [2009]. ISBN 978-972-8768-42. 11 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/14479
dc.language.isoporpor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectSoftwarepor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectConstrutivismopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.titleA utilização de ambientes geométricos dinâmicos no ensino e aprendizagem de geometria – um curso de geometria no 9º ano de escolaridade (3º ciclo do ensino básico)por
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
person.familyNameCardoso
person.givenNameEduardo
person.identifier.ciencia-id221B-59C3-C93B
person.identifier.orcid0000-0002-2808-4512
person.identifier.scopus-author-id55266240200
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication00931bf8-a051-48dd-bbbd-6a937d84ccfd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery00931bf8-a051-48dd-bbbd-6a937d84ccfd

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES GEOMÉTRICOS DINÂMICOS.pdf
Size:
70.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: