Publication
A utilização de ambientes geométricos dinâmicos no ensino e aprendizagem de geometria – um curso de geometria no 9º ano de escolaridade (3º ciclo do ensino básico)
| dc.contributor.author | Carvalho, Maria José de Oliveira Rodrigues | |
| dc.contributor.author | Andrade, António | |
| dc.contributor.author | Cardoso, Eduardo Luís | |
| dc.date.accessioned | 2014-06-04T15:34:40Z | |
| dc.date.available | 2014-06-04T15:34:40Z | |
| dc.date.issued | 2009 | |
| dc.description.abstract | A crescente necessidade de proporcionar ambientes de ensino/aprendizagem mais ricos, geradores de contextos mais estimulantes e mais desafiantes, que permitem aos alunos desenvolver a sua capacidade para explorar, conjecturar, raciocinar logicamente, contribuiu para implementar esta investigação. A escolha do conteúdo Geometria tem por objectivo proporcionar o desenvolvimento de tais capacidades, uma vez que os Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD), como o Compass and Ruler (C.a.R.), são tidos como um poderoso instrumento de ensino de Geometria. Neste estudo pretendemos compreender a potencialidade do C.a.R. como mediador no processo de ensino/aprendizagem da Geometria, quer no que respeita ao desenvolvimento matemático, quer no que concerne à atitude dos alunos. Foi objectivo principal desta investigação averiguar da eficiência do Ambiente de Aprendizagem para o Ensino Básico, utilizando uma metodologia blended learning – blearning, ancorado no site http:// carmate.weebly.com, cuja construção se centrou nas teorias de aprendizagem construtivistas e numa perspectiva colaborativa. Findos os três meses da implementação da investigação, coube aos alunos proceder de forma autónoma à elaboração de propostas de trabalho, desafios estes que foram apresentados aos professores de diversas escolas. Apresentaram os seus trabalhos num workshop onde a inversão de papéis foi inevitável: os aprendentes tornaram-se professores e vice-versa. Os alunos partilharam as suas aprendizagens sobre o software C.a.R. evidenciando as potencialidades deste, constatadas através das suas criações. | por |
| dc.identifier.citation | CARVALHO; Maria José de Oliveira Rodrigues; ANDRADE, António; CARDOSO, Eduardo Luís. A utilização de ambientes geométricos dinâmicos no ensino e aprendizagem de geometria – um curso de geometria no 9º ano de escolaridade (3º ciclo do ENSINO BÁSICO). In Encontro Nacional de Professores de Matemática: ProfMat 2009. Viana do Castelo, 3- 5 de Setembro, 2009. In [Actas] Encontro Nacional de Professores de Matemática: ProfMat 2009. [Viana do castelo]: Associação de Professores de Matemática, [2009]. ISBN 978-972-8768-42. 11 p. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/14479 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Matemática | por |
| dc.subject | Software | por |
| dc.subject | Aprendizagem | por |
| dc.subject | Construtivismo | por |
| dc.subject | Autonomia | por |
| dc.title | A utilização de ambientes geométricos dinâmicos no ensino e aprendizagem de geometria – um curso de geometria no 9º ano de escolaridade (3º ciclo do ensino básico) | por |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| person.familyName | Cardoso | |
| person.givenName | Eduardo | |
| person.identifier.ciencia-id | 221B-59C3-C93B | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-2808-4512 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 55266240200 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | conferenceObject | por |
| relation.isAuthorOfPublication | 00931bf8-a051-48dd-bbbd-6a937d84ccfd | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 00931bf8-a051-48dd-bbbd-6a937d84ccfd |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES GEOMÉTRICOS DINÂMICOS.pdf
- Size:
- 70.21 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.44 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
