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Reclusão e desenvolvimento nos primeiros anos de vida : revisão sistemática da literatura

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A residência de crianças com as suas mães reclusão na prisão é uma realidade em Portugal. Estudar estas crianças é crucial, tendo em conta a idade em que as mesmas permanecem na prisão é determinante no seu desenvolvimento. Recolher dados já estudados sobre o impacto que a residência das crianças na prisão tem no seu desenvolvimento emocional e comportamental é crucial para sistematizar o que já se sabe, permitindo definir formas de atuar preventivamente para evitar consequências futuras, orientando tomadas de decisão. A presente revisão de literatura contém artigos que foram retirados de 6 bases de dados e selecionados tendo em conta os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, entre os meses de maio e junho de 2023, guiando­se de acordo com as diretrizes PRISMA Checklist. Os principais resultados revelam que crianças que vivem na prisão com as suas mães comparativamente a crianças que foram separadas devido à reclusão materna, evidenciam menores níveis de ansiedade/depressão em idade pré­escolar. De referir também que o estudo demostrou que, para além dos fatores contextuais, o temperamento tem relevância no estabelecimento de um padrão de vinculação, o qual apresenta repercussão no desenvolvimento da criança. Uma das principais limitações da presente revisão sistemática prende­se com o cuidado com a generalização dos dados, já que a mesma só abarca dois estudos, únicos estudos que visam a temática e, para além disso, os próprios artigos já apresentam limitações de generalização. Em termos de implicações para a prática, a mesma fornece pistas para estudos posteriores e dados relativos às questões objetivadas.
The residence of children with their mothers in prison is a reality in Portugal. Studying these children is crucial, taking into account the age at which they remain in prison, which is decisive for their development. This literature review contains articles that were retrieved from 6 databases and selected taking into account the inclusion and exclusion criteria established between May and June 2023 and was prepared following PRISMA Checklist guidelines. The main results reveal that children who live in prison with their mothers, compared to children who were separated due to maternal detention, have lower levels of anxiety/depression at preschool age. The results of this literature review also indicate that, in addition to contextual factors, children's temperament has an important role at the establishment of a bonding pattern, which has repercussions on the development of children. One of the main limitations of the present systematic review concerns the care with the generalization of the data, since it only covers two studies, the only studies that address the theme and, in addition, the articles themselves already have generalization limitations. In terms of implications for the same practice, it provides clues for further studies and data related to the objectified questions.

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Keywords

Co-residência Reclusão materna Desenvolvimento Emoções Comportamentos Co-residence Maternal detention Development Emotions Behaviors

Pedagogical Context

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