Repository logo
 
Publication

Sentido e valor de uma vida em sofrimento : reflexão e proposta pedagógica para o atual programa de EMRC

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorMartins, António Manuel Alves
dc.contributor.advisorGarcia Ambrosio, Juan Francisco
dc.contributor.authorMartins, José Carlos Silva
dc.date.accessioned2017-05-29T10:58:05Z
dc.date.available2017-05-29T10:58:05Z
dc.date.issued2017-05-10
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo abordar o tema do sentido e do valor de uma vida em sofrimento para o atual Programa da disciplina curricular da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Ele nasce da constatação de uma notória ausência de tão importante tema no Programa. Fazer sentir a necessidade da busca de um sentido e um valor para a vida numa situação de sofrimento, abrindo assim horizontes de esperança na esfera do amor e do serviço nestas situações de carga extremamente negativa, é um dos campos privilegiados do ser-se humano e da missão cristã. E consequentemente um dos campos que devem também estar privilegiados nas distintas abordagens da disciplina da EMRC. O presente trabalho aborda os pontos principais do relevante tema nos seus aspetos mais fundamentais a partir da Carta Apostólica Salvifici Doloris de João Paulo II, expõe de seguida a análise do atual Programa da disciplina na perspetiva da presença ou ausência do tema nele e termina numa proposta pedagógica para o mesmo, dentro dos limites de um trabalho para um aluno do Mestrado em Ciências Religiosas.pt_PT
dc.description.abstractThe present work aims to address the meaning and value of a life in distress and suffering" issue in the current curricular schedule school program of Moral Studies and Catholic Religion (EMRC). This arises from the verification that such an important issue is seriously lacking within the programme. Feeling the need of reaching out for a meaning in a suffering situation, opening horizons of hope, love and service in this negative situations, is indeed one of the privileged fields of It’s one of the privileged fields of the humanity and also christian mission. And consequently one of the issues that should also be privileged in the various important topics of the teaching of EMRC. First, the present work addresses the issue in its fundamental aspects from the readings of the Apostolic Letter Salvifici Doloris of John Paul II, then presents a full analysis of the current school program in the perspective of the presence or absence of this issue and ends with a pedagogical proposal of the same, within the limits of an M.A. Religious Studies student.pt_PT
dc.identifier.tid201705508
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22207
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSentidopt_PT
dc.subjectSofrimentopt_PT
dc.subjectEsperançapt_PT
dc.subjectServiçopt_PT
dc.subjectEducação Moral e Religiosa Católicapt_PT
dc.subjectPrograma curricularpt_PT
dc.subjectCarta Apostólica Salvifici Dolorispt_PT
dc.subjectMeaningpt_PT
dc.subjectSufferingpt_PT
dc.subjectHopept_PT
dc.subjectServicept_PT
dc.subjectCatholic Moral and Religious Educationpt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectApostolic Letter Salvifici Dolorispt_PT
dc.titleSentido e valor de uma vida em sofrimento : reflexão e proposta pedagógica para o atual programa de EMRCpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Religiosas

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201705508.pdf
Size:
1.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: