Browsing by Issue Date, starting with "2017-05-10"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- The Portuguese seaport container sector : formulation of a geographical model using linear transportation costs and quality of servicePublication . Castelo, Francisco Duarte Ferreira; Branco, Fernando Manuel Ribeiro; Cabugueira, ManuelIn this investigation, I studied the container market for the Portuguese seaport sector, with a series of modified Hoteling models. I can compare optimal profit expressions from a two-seaport model and a three-seaport model. Furthermore, these models allow to understand how investment in holding several terminals and quality of service is fundamental to block competition, raise prices and obtain higher profits. Quality of service combined with a small number of competitors and the current market structure in Portugal are an attractive combination to improve Port authorities and private terminals payoffs. By doing this I can help explain what is happening in the Portuguese container sector, why there are so few players in the market and who is benefiting with this current market structure. I derive optimal price, profits and demand functions for the three main container seaports in Portugal: Leixões, Lisbon and Sines. It was important to understand what was the current market structure, who were the main players and what was their relationship. In the conclusions chapter, I leave some suggestions for the regulators if this market structure is desired, or if planned to change to a more competitive market there is also propositions. Should the regulator believe that no more competition can be allowed for the sector and that consumer well-being is safekept under this market structure, then the real observed prices and demands are optimal and no market power is being exhibited.
- Sentido e valor de uma vida em sofrimento : reflexão e proposta pedagógica para o atual programa de EMRCPublication . Martins, José Carlos Silva; Martins, António Manuel Alves; Garcia Ambrosio, Juan FranciscoO presente trabalho tem por objetivo abordar o tema do sentido e do valor de uma vida em sofrimento para o atual Programa da disciplina curricular da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Ele nasce da constatação de uma notória ausência de tão importante tema no Programa. Fazer sentir a necessidade da busca de um sentido e um valor para a vida numa situação de sofrimento, abrindo assim horizontes de esperança na esfera do amor e do serviço nestas situações de carga extremamente negativa, é um dos campos privilegiados do ser-se humano e da missão cristã. E consequentemente um dos campos que devem também estar privilegiados nas distintas abordagens da disciplina da EMRC. O presente trabalho aborda os pontos principais do relevante tema nos seus aspetos mais fundamentais a partir da Carta Apostólica Salvifici Doloris de João Paulo II, expõe de seguida a análise do atual Programa da disciplina na perspetiva da presença ou ausência do tema nele e termina numa proposta pedagógica para o mesmo, dentro dos limites de um trabalho para um aluno do Mestrado em Ciências Religiosas.
- Os preditores do consumo de cannabis nos adolescentesPublication . Morais, Cristiana Alexandra Pinheiro; Dias, Paulo César AzevedoO objetivo do presente estudo foi explorar os fatores pessoais e relacionais determinantes no consumo de cannabis, salientando em particular o papel das atitudes como preditores do consumo nos adolescentes. A partir de dados recolhidos no âmbito do projeto CAPPYC, a informação foi analisada com o recurso ao Cannabis Abuse Intention Questionnaire (CUIQ; Moriano et al., 2015), um questionário para recolher dados sobre a experiência de o consumo de cannabis do ESPAD (2011), o Cannabis Abuse Screening Test (Legleye, Karila, Beck, & Reynaud, 2007) e um questionário sociodemográfico. A amostra foi constituída por 428 participantes, dos quais 90 (21.0%) são do sexo masculino e 336 (78.5%) são do sexo feminino, que frequentavam Cursos Cientifico Humanísticos e Profissionais, 47.3% do 10º ano, 32.3% do 11º ano e 20.4% do 12º ano. Verificou-se que relativamente ao consumo em função do género os resultados permitem verificar que não existem diferenças significativas na maioria das dimensões. No entanto, na norma social foram verificadas diferencas estatisticamente significativos, sendo a pontuaçao superior entre os rapazes. Quanto ao consumo e atitudes em função das variáveis familiares percebeu-se não haver diferenças significativas. Em relação ao consumo e atitudes em função do consumo dos pares temos correlações positivas com a intenção, atitudes, norma social, autoeficácia do consumo e o CAST. Utilizando o método stepwise, permitiu encontrar um modelo significativo, que explica 33.9% da variância do consumo de cannabis a partir dos preditores intenção, autoeficácia do consumo, norma social e autoeficácia de abstinência. Os resultados são discutidos à luz da literatura existente, assim como as suas implicações.
- Alteração da composição do aroma do coentro desde da sua colheita até ao produto final embalado e comparação com diferentes variedades de coentroPublication . Alves, Liliana Sofia Gomes; Sain, Jason Cassar de; Pintado, Maria Manuela EstevezDevido ao crescente interesse do consumidor por alimentos de origem natural, as ervas aromáticas estão a revelar-se uma opção de sucesso no mercado de produtos de IV Gama, pois são produtos notórios pela sua conveniência e sabor. De entre as várias ervas aromáticas existentes no mercado, o coentro detém a maior área de produção para comercialização em verde, sendo a espécie dominante em território português, ocupando uma área de 17,14 ha. O coentro é uma erva anual que pertence à família Umbelliferae, que possui uma riqueza em metabolitos secundários e incorpora um variado leque de compostos com um alto valor económico e medicinal (incluindo óleos essenciais). No âmbito da importância do coentro no mercado nacional, este trabalho teve como objetivo focar os compostos aromáticos da espécie Coriandrum sativum L., desde a sua colheita até ao produto final. Paralelamente, também foi conduzido um estudo para analisar o comportamento dos compostos aromáticos no tempo de prateleira do produto. Um total de 21 compostos foram identificados no aroma dos coentros, utilizando dois métodos de cromatografia gasosa (GC-SPME e GC-SPME-MS), na conjugação dos resultados referentes às amostragens das duas quintas analisadas. O aroma presente na folha do coentro possui uma percentagem maior de aldeídos alifáticos, seguido de álcoois de cadeia longa, o que está de acordo com diversos estudos científicos. As condições da quinta da B e a época do ciclo de produção do verão, são mais favoráveis a desenvolver e manter o aroma ao longo do tempo de prateleira do produto não lavado embalado. Em relação à quinta A, as condições e a época do ciclo de produção de primavera são mais favoráveis, no que toca ao produto lavado embalado, uma vez que a perda dos compostos identificados no GC-SPME é menor, em comparação com a quinta da B. No entanto, estes resultados obtidos no produto lavado podem estar relacionados com a libertação dos compostos ocorrerem em momentos distintos, ou seja, a quinta A liberta os compostos antecipadamente, o que em conjugação com o processo de lavagem, permanecem mais tempo, sendo menor a perda de compostos. Por outro lado, a quinta da B liberta os seus compostos tardiamente. Do ponto de vista comercial, e de acordo com as necessidades do consumidor atual, poderá promover-se a identificação do aroma do produto final na embalagem pelo consumidor, desenvolvendo uma etiqueta que contenha óleo essencial do coentro (constituído pelos principais compostos, como o (E)-2-tetradecenal e o decanal), de modo a empregar o cheiro característico do coentro, apelando à compra do produto por parte do consumidor.
- Kodu no processo ensino aprendizagem : aprender a programar com o Kodu : um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade no âmbito da Prática de Ensino SupervisionadaPublication . Morgado, Ana do Rosário Ferreira Tavares; Cruz, Sónia Catarina da SilvaO presente trabalho, Prática de Ensino Supervisionada I, assume-se como um requisito académico do Mestrado de Ensino em Informática, a decorrer na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em concreto na Faculdade de Ciências Sociais Braga. A necessidade de desenvolver o raciocínio lógico no aluno, de forma a obter capacidades de resolução de problemas, é apontada pela tutela através das Metas Curriculares recentemente promulgadas e que propõem a construção de um produto original de forma colaborativa e com recurso a ferramentas e ambientes computacionais. O estudo foi implementado em duas turmas do oitavo ano do ensino básico, na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, e decorreu ao longo de dez aulas de cinquenta minutos. Os trinta e sete alunos foram desenvolvendo ao longo das aulas fichas de trabalho com exercícios a fim de praticarem conteúdos inerentes à programação no Kodu. Nas últimas cinco aulas, os alunos organizaram-se em grupos de dois ou três elementos para desenvolverem pequenos jogos no Kodu. Neste relatório abordamos os conceitos chave que suportam o estudo empírico, sendo eles: ser professor, estratégias de ensino/aprendizagem, o currículo, a planificação bem como a avaliação. Fazemos uma reflexão acerca da nossa prática letiva ao longo dos anos. Explicitamos algumas ferramentas para a criação e uso de objetos na aprendizagem, nomeadamente o Kodu, ferramenta do nosso estudo. Descrevemos o estudo a aplicar com a nossa amostra, a fase da implementação, onde descrevemos as atividades/estratégias desenvolvidas, a apresentação e análise dos dados nomeadamente, a análise dos produtos criados pelos alunos. Através do estudo aplicado pudemos constatar que o Kodu é uma ferramenta com potencial pedagógico, permitindo introduzir a programação de uma forma acessível e motivadora aos alunos. Os resultados obtidos mostraram que os alunos desenvolveram jogos interessantes e que deixaram de ser meros utilizadores passivos para passarem a criadores.