Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.22 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A incorporação das tecnologias de informação e comunicação suscitam novas perspetivas para a gestão do processo educativo. Este estudo faz uma análise da implementação e do impacto do Moodle na gestão de aprendizagens na Universidade Católica de Moçambique - Faculdade de Economia e Gestão. Concretamente, a investigação visa responder à questão: Qual o impacto da implementação da plataforma Moodle na gestão e melhoria das aprendizagens na Universidade Católica de Moçambique? Partindo do Modelo da UTAUT (Unified Theory of Acceptance and Use of Technology - Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia) a investigação foi desenvolvida recorrendo a uma metodologia qualitativa com enfoque interpretativo e tendo em conta a modalidade de estudo de caso. Os resultados da investigação revelam que aos critérios que estiveram na base da escolha do Moodle estão relacionados com o modelo pedagógico centrado no estudante para além de estarem associados ao preço, acessibilidade e sua facilidade de uso. Há pouca formação dos utilizadores do Moodle. Embora docentes e estudantes, na sua maioria, considerem o Moodle útil e impactante na gestão das aprendizagens, apenas uma minoria o usa.
Description
Keywords
Tecnologias de Informação e Comunicação Plataformas digitais Implementação do Moodle Uso do Moodle Gestão das aprendizagens