Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-14"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O teatro do mundo e o teatro de Deus : uma perspetiva histórica e teológica da arte teatralPublication . Sousa, Pedro Manuel Gomes de; Ferreira, António Manuel Antunes de MatosO estudo realizado no âmbito desta dissertação, O Teatro do Mundo e o Teatro de Deus, procura ser uma reflexão histórica e teológica sobre a arte teatral enquanto arte que apresenta o homem na sua relação com o mundo e o próprio agir de Deus na vida humana. O presente ensaio possibilita ter um olhar, ainda que restrito, sobre as origens do teatro, atravessando conjunturas significativas de uma história teatral: na antiguidade, em contextos diferenciados do Mediterrâneo; na medievalidade, onde o teatro teve estreita relação com o contexto cristão, como observamos através do drama litúrgico e das representação sagradas; e na modernidade, onde encontramos influências religiosas em autores como Gil Vicente e William Shakespeare. Também na época contemporânea, o diálogo entre o teatro e a teologia reflete a importância de devolver Deus ao teatro, o que é possível através de um olhar teológico sobre a arte teatral, de um diálogo entre ambos, e através da dimensão prática da Igreja, com o intuito de formar e sensibilizar as consciências.
- A responsabilidade social empresarial no desenvolvimento da comunicação interna nas organizações : estudo de caso : programa «Gente com Ideias» do grupo segurador FidelidadePublication . Vieira, Maria da Conceição de Mendia; Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartA responsabilidade social empresarial surgiu por volta dos anos 50 do século XX promovida por uma sociedade civil mais reivindicativa perante o rápido crescimento do poder e da influência das empresas na sociedade. As organizações preocupam-se não só em utilizar os canais informativos como em divulgar sobre aspetos socio-ambientais e, por fim, sobre as práticas de responsabilidade social das próprias empresas. Neste sentido, a comunicação tem um papel fundamental em relação à sustentabilidade e à responsabilidade social empresarial. Pode-se mesmo dizer que a comunicação é também expressão da própria responsabilidade social, na medida em que esta pressupõe a abertura e o envolvimento dos colaboradores e a centralidade da valorização das pessoas. A presente investigação é um estudo de caso realizado no Grupo Segurador Fidelidade, onde se procura aferir a veracidade das hipóteses estudadas. Os resultados obtidos permitiram verificar que os colaboradores valorizam a existência de um Programa de Responsabilidade Social no Grupo e da sua plataforma própria, como também perceber quais foram as áreas de atuação, conteúdos e iniciativasdesenvolvidas no "Gente com ideias" com que os colaboradores mais se idenficam.
- A perceção dos valores da identidade de uma organização enquanto imagem de marca pelos seus clientes : estudo de caso : CTTPublication . Pinto, Matilde Pestana Faria de Campos; Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartAtualmente, assistimos à proliferação das marcas. O mercado encontra-se saturado e as marcas, bem como os seus produtos, tornam-se indiferenciáveis. Por este motivo, o caráter diferenciador é lhes exigido para que consigam atingir uma distinção na mente do consumidor. Consequentemente, revela-se a importância de potenciar o valor da marca, sendo esta uma enorme vantagem competitiva para as organizações. O brand equity surge neste mesmo âmbito, refletindo o conjunto de atributos que o compõem e contribuem para a valorização da marca. No seu modelo conceptual, Brand Equity Ten, Aaker discrimina estes mesmos atributos: lealdade; notoriedade; qualidade percebida; associações à marca; e outros ativos. É também essencial estabelecer uma relação de transparência entre a identidade da marca e a sua imagem. O Prisma de Identidade da Marca de Kapferer, apoia esta mesma teoria e explicita a forma como a imagem da marca deve ser refletida através dos valores da sua identidade. A presente investigação surge com o principal objetivo de aferir se os valores da identidade da marca CTT são interiorizados enquanto imagem de marca pelos seus clientes. O Brand Equity Ten de Aaker e o Prisma de Identidade da Marca de Kapferer são os dois modelos teóricos aplicados. As principais conclusões a que se chegou nesta investigação validaram as hipóteses em estudo. Mais precisamente verificou-se que, não só os atributos da marca contribuem para o seu brand equity positivo, como existe uma coerência entre a identidade e imagem da marca CTT. Assim, a marca CTT reúne as condições necessárias para se manter competitiva e atingir o sucesso no mercado.
- A implementação e uso da plataforma Moodle na Universidade Católica de Moçambique : um estudo do impacto na gestão das aprendizagensPublication . Talaquichande, Narane Mussagy; Lagarto, José dos ReisA incorporação das tecnologias de informação e comunicação suscitam novas perspetivas para a gestão do processo educativo. Este estudo faz uma análise da implementação e do impacto do Moodle na gestão de aprendizagens na Universidade Católica de Moçambique - Faculdade de Economia e Gestão. Concretamente, a investigação visa responder à questão: Qual o impacto da implementação da plataforma Moodle na gestão e melhoria das aprendizagens na Universidade Católica de Moçambique? Partindo do Modelo da UTAUT (Unified Theory of Acceptance and Use of Technology - Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia) a investigação foi desenvolvida recorrendo a uma metodologia qualitativa com enfoque interpretativo e tendo em conta a modalidade de estudo de caso. Os resultados da investigação revelam que aos critérios que estiveram na base da escolha do Moodle estão relacionados com o modelo pedagógico centrado no estudante para além de estarem associados ao preço, acessibilidade e sua facilidade de uso. Há pouca formação dos utilizadores do Moodle. Embora docentes e estudantes, na sua maioria, considerem o Moodle útil e impactante na gestão das aprendizagens, apenas uma minoria o usa.