Repository logo
 
Publication

Práticas educativas não formais como promotoras de proteção e bem-estar em adolescentes em situação de vulnerabilidade social : Projeto Barra

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Ana Maria da Costa
dc.contributor.authorPereira, Catarina Lança Vieira
dc.date.accessioned2022-11-08T11:30:59Z
dc.date.available2022-11-08T11:30:59Z
dc.date.issued2022-09-12
dc.date.submitted2022-03
dc.description.abstractO Projeto Barra, apresentado no âmbito do mestrado em Serviço Social na vertente de Empreendedorismo e Inovação na Economia Social, da Universidade Católica Portuguesa, pretende apresentar uma proposta de resposta no âmbito das práticas educativas não formais como promotoras de proteção e bem-estar para adolescentes que vivem situações de vulnerabilidade social. A adolescência é marcada por mudanças complexas no desenvolvimento biopsicossocial e pela construção da identidade própria dos adolescentes (Vanderley et al., 2020) que levam a mudanças no âmbito individual, familiar e comunitário (cf. Andrade, 2012), o que confere a esta fase de vida um caráter ambíguo e vulnerável. Estas mudanças acentuam-se ainda mais quando os adolescentes vivem situações de vulnerabilidade social, adquirindo perspetivas desfavoráveis de vida e levando à perpetuação dos ciclos de vulnerabilidade e pobreza. Sabe-se, contudo, que existem fatores protetores em vários níveis que poderão atenuar os efeitos dos fatores adversos, contribuindo para que os adolescentes tenham resultados mais adaptativos a essas situações e rompam este ciclo. A proposta fundamenta-se através dos resultados obtidos no processo de entrevista a especialistas e na revisão de literatura, tendo permitido consolidar uma resposta no âmbito da prevenção da vulnerabilidade social e risco na adolescência. O Projeto Barra, em funcionamento desde 2018, pretende ser um espaço seguro que garanta o aumento do bem-estar e perceção de sentido de vida dos adolescentes, descobrindo gostos e talentos e sonhando o seu futuro de forma consciente e planeada, devolvendo à comunidade o que constroem, numa lógica de participação ativa e desenvolvimento da comunidade.pt_PT
dc.description.abstractProjeto Barra, presented in the context of the master’s degree in Social Work in the field of Entrepreneurship and Innovation in the Social Economy, of the Universidade Católica Portuguesa, intends to present a proposal for a response in the context of non-formal educational practices as promoters of protection and well-being for adolescents who live situations of social vulnerability. Adolescence is characterized by complex changes in biopsychosocial development and by the construction of the adolescents' own identity (Vanderley et al., 2020) that lead to changes in the individual, family and community spheres (cf. Andrade, 2012) , which gives this stage of life an ambiguous and vulnerable character. These changes are further accentuated when adolescents live situations of social vulnerability, acquiring unfavorable perspectives of life and leading to the perpetuation of cycles of vulnerability and poverty. It is known, however, that there are protective factors at various levels that may mitigate the effects of adverse factors, contributing to adolescents having more adaptive results to these situations and breaking this cycle. The proposal is based on the results obtained in the process of interviewing specialists and in the literature review, allowed to consolidate a response in the context of the prevention of social vulnerability and risk in adolescence. Projeto Barra, in operation since 2018, aims to be a safe space that guarantees the increase of the well-being and perception of the sense of life of adolescents, discovering what they like, improving their talents and dreaming their future in a conscious and planned way, returning to the community what they build, in a logic of active participation and community development.pt_PT
dc.identifier.tid203087046pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/39253
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_PT
dc.subjectFatores protetorespt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectPráticas educativas não formaispt_PT
dc.subjectProjeto de vidapt_PT
dc.subjectResiliênciapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento comunitáriopt_PT
dc.subjectEmpreendedorismo socialpt_PT
dc.subjectAdolescencept_PT
dc.subjectSocial vulnerabilitypt_PT
dc.subjectProtective factorspt_PT
dc.subjectWell-beingpt_PT
dc.subjectNon-formal educational practicespt_PT
dc.subjectLife projectpt_PT
dc.subjectResiliencept_PT
dc.subjectCommunity developmentpt_PT
dc.subjectSocial entrepreneurshippt_PT
dc.titlePráticas educativas não formais como promotoras de proteção e bem-estar em adolescentes em situação de vulnerabilidade social : Projeto Barrapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Serviço Socialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203087046.pdf
Size:
3.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203087046.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: