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- Uma leitura teológica de Jean-Luc Nancy : desconstrução do Cristianismo e comunidadePublication . Silva, José Miguel Vieira da; Duque, João Manuel Correia RodriguesAnalisando algumas obras de referência de Jean-Luc Nancy (1940-2021), entrecruzamos o olhar entre o seu projeto de desconstrução do cristianismo e a sua filosofia sobre a comunidade. Nesses dois momentos, partindo da sua reflexão filosófica, interpretamos as questões teológicas intrinsecamente relacionadas. Surgem pertinentes as reflexões sobre a visível derrocada de uma sociedade cristã e a formação de uma comunidade que parte de uma antropologia consistente, num sistema de pensamento sem princípio fora do mundo, mas fundada sobre a partilha da finitude dos seus membros.
- Uma imagem vale quantas palavras? Com um estudo comparativo sobre conceções e práticas visualmente orientadas na educação para surdosPublication . Rodrigues, Filipa Alexandra dos Reis Machado; Andrade, Ana Mineiro de; Holmström, IngelaNa educação para surdos a visão é considerada a via preferencial de acesso à informação e os próprios surdos acreditam serem “aprendentes visuais”. As estratégias visualmente orientadas estão na base das opções pedagógicas junto desta população escolar. No entanto, as dificuldades no percurso escolar de alunos surdos têm sido estudadas e, o ensino à distância em período de confinamento abriu novos debates sobre os desafios para surdos e professores em modalidades virtuais de ensino, sobretudo, sobre o que se revela ineficaz na prática docente. Quisemos, inicialmente, conhecer as crenças dos professores de alunos surdos num tipo de visualidade acrescida e como pode esta induzir na crença e investimento num estilo visual de aprendizagem, e outros neuromitos relacionados com a forma como o cérebro aprende. Foi assim realizado o Estudo de Perceção entre professores portugueses e suecos (n=133), cuja metodologia escolhida se revelou pertinente pela reconhecida aproximação entre os dois países no período inicial de implementação de educação para surdos em Portugal. Os resultados entre grupos coincidem na crença de que os surdos possuem visuais capacidades acrescidas quando comparados com os pares ouvintes, que demonstram desfasamento no progresso escolar e que possuem mais dificuldades na manutenção da atenção e concentração na sala de aula. A prevalência de falsas crenças é semelhante entre países, ainda que as perceções sobre o tipo de dificuldades na escolaridade dos surdos difiram entre contextos. A partir de um primeiro estudo, desenvolvemos um segundo usando um design quasiexperimental junto de três grupos (n=51) de surdos e ouvintes, com e sem fluência em Língua Gestual Portuguesa. O estímulo videográfico usado, análogo ao de uma aula no regime de ensino à distância, revelou correlações entre a ineficácia do material multimédia apresentado, níveis de fadiga substancial após a tarefa (aula) e prejuízo na capacidade de evocação da informação transmitida (teste). Esta correlação foi verificada em dois dos três grupos de participantes, sendo que no grupo de controle não se verificou um aumento de fadiga pós tarefa nem prejuízo nos resultados do teste de conhecimentos. Pelo exposto nesta tese, sublinhamos a necessidade de aprofundar a compreensão dos mecanismos da cognição visual e potencial para conceber estratégias visualmente orientadas mais eficazes junto de alunos surdos. Também importa conhecer mais sobre as dimensões que poderão estar a agravar o desfasamento no percurso escolar desta população em períodos de e-learning, bem como sobre as possíveis implicações da fadiga em contexto profissional e na relação com a saúde e bem-estar psicossocial dos dois grupos que mais se evidenciaram em risco de sobrecarga cognitiva no nosso segundo estudo.
- As ações encobertas em ambiente físico e em ambiente digital : a problemática do alargamento do Artigo 19º n.º 1 da Lei do Cibercrime à luz do regime jurídico das ações encobertasPublication . Teixeira, Ana Catarina Ferreira; Freitas, Pedro Miguel FernandesNos dias de hoje as ações encobertas, principalmente as ações encobertas digitais, e consequentemente a figura do agente encoberto, tornou-se essencial e um dos meios mais eficazes para o combate a esta nova criminalidade, a cibercriminalidade. Tornando-se um meio complexo, mas bastante eficaz para obter a prova necessária sobre um crime e também sobre os seus autores. Com o maior surgimento do espaço virtual, novos problemas ocorreram, uma nova criminalidade surgiu, o que levou a uma emergência para os Estados combaterem a mesma, levando à necessidade do legislador reconsiderar as soluções apresentadas previamente para o combate à criminalidade “tradicional”, transportando agora a necessidade de novas medidas para o combate a esta nova criminalidade. Podemos dizer, que desta feição emergiu de forma mais intensa a necessidade de recorrer à figura das ações encobertas digitais. Com a maior utilização desta figura surgiram alguns problemas que eram e são necessários, de uma maior correção por parte do nosso legislador, tais como a necessidade de harmonização entre o interesse do Estado na prossecução do combate à criminalidade “digital” e a proteção dos direitos e interesses fundamentais dos cidadãos. Ambicionamos analisar e expor a elevada necessidade da utilização das ações encobertas digitais ao abrigo do artigo n.º 19 da Lei do Cibercrime. Expor também a emergência de uma nova legislação para regular as ações encobertas digitais, visto que a legislação existente não cumpre com as necessidades exigidas por este método oculto de obtenção da prova, pois nada de novo foi introduzido relativamente ao regime já existente, o Regime Jurídico das Ações encobertas. Devido à sua elevada importância seria de esperar que existisse uma legislação completa sobre este método, devido também à essencialidade do mesmo, no combate à criminalidade organizada e violenta.
- (Un)censorship and sound artPublication . Maltez, Duarte Couto; Gomes, José Alberto SousaThere seems to be a shortage of instances—if there is any—where sound art has been censored. This becomes puzzling and poses some questions, aside from what exactly is sound art and what exactly is censorship, one might wonder if sound art can be censored. There is, certainly, a myriad of artistic modalities and works that have been censored in many ways, nonetheless, to find specific cases of sound art targeted with censorship is not an easy task. On this account, there is a lack of literature studying the relation between the concepts of sound art and censorship. Art and censorship have had a long-standing relationship and yet, this is insufficient to form a clear understanding of the mechanics of either, particularly their ways of operating. To look at this relationship between censorship and sound art—a very recent artistic practice historically speaking—is necessary in order to discuss whether sound art is susceptible to censorship. This research proposes to form a conceptual framework to allow a better framing of the problematic and the question of investigation itself, consequently raising a set of more relevant questions that allow us to explore this issue in a more reliable way. In order to further understand how this could be achieved, this research relied primarily on the literature review and later, on the meanings and interventions of multiple participants with artistic involvement and experience to assemble and form that very same conceptual framework. This group of participants was confronted with the question of investigation, discussed the problematic and ultimately gathered a set of questions and possible future approaches on how this investigation should proceed.
- Na fronteira com o Brexit : direitos de circulação e de residência no acordo de saídaPublication . Oliveira, Bárbara Kiefe Soares de; Cunha, Sofia Oliveira PaisViver a cidadania europeia é imaginar-se a possibilidade de largar tudo num dia – a cidade, a família, os amigos, uma profissão, tudo – e ir à procura de uma vida melhor noutro país. Mudar de língua. Mudar de trabalho. Mudar de casa. Fazer novos amigos. Constituir família. E, no outro dia, o país onde recomeçou e se estabeleceu decide referendar a hipótese de romper com um Tratado, o mesmo Tratado que lhe permitiu chegar aqui. Quando falamos no Brexit falamos nos milhares de pessoas que viram o seu estatuto de residente ameaçado. Falamos das pessoas que viveram em pleno os seus direitos enquanto cidadãos da União, exerceram a prerrogativa de circular e residir noutro Estado -Membro e foram confrontadas com a possibilidade de perder tudo quanto haviam conquistado. Pretende-se com este trabalho abordar a questão do Brexit com esta dimensão, estudando o impacto que teve e tem nos direitos de circulação e de residência dos principais afetados por ele.
- Epígrafe : uma revista para o século XXIPublication . Mendes, Francisca Pacheco Martins Marques; Pereira, Henrique ManuelO presente projeto incide na reformulação de uma revista literária para uma revista cultural. A perspetiva de abordagem consistiu em estudar, primeiramente, o setor cultural no seu sentido mais lato, procurando uma definição aproximada para a palavra “cultura”. Seguidamente, estudei jornalismo cultural, as suas tendências, práticas e dificuldades. Depois disso, estudei design editorial, disciplina que se revelou essencial para a elaboração deste projeto. Em quarto lugar, investiguei sobre o mercado dos jornais e revistas, procurando compreender as suas dificuldades. Estes quatro capítulos iniciais perfazem uma revisão literária e bibliográfica sobre o estado da arte. Depois disso e ainda durante a fase de pesquisa bibliográfica, comecei a definir teoricamente a revista Epígrafe, uma revista cultural para o século XXI. Defini-a em termos de conteúdos, grafismo e design e no modelo/plano de negócios a ser implementado. Por fim, elaborei a revista na prática. Sendo assim, o presente projeto compila revisão bibliográfica e trabalho de campo. Quanto a objetivos, são objetivos gerais definir o campo cultural, estudar o setor editorial e formular um modelo/plano de negócios para a revista e objetivos específicos a elaboração da revista. Quanto às conclusões, procuro compreender o processo da elaboração de uma revista cultural e a respetiva sustentabilidade a longo prazo.
- Assessing the nutritional and technological quality of legumesPublication . Perez, Jazmín Osorio; Santos, Carla; Pinto, Elisabete; Vasconcelos, Marta
- Woodland pianos : criação de instrumentos digitais através de samplingPublication . Monteiro, Filipe João Ramos dos Santos; Carvalho, José Vasco Gaio Monteiro BarrocoEste relatório irá apresentar o processo de trabalho realizado na criação de dois instrumentos digitais para uso profissional e educativo de produção musical no sistema de sampling da Native Instruments, Kontakt. A criação destes instrumentos – os woodland pianos – as passou por três momentos distintos: selecção de instrumentos a samplar; realização de sessões de captação cujo objectivo foi a captação detalhada de diversos elementos sonoros individuais de dois pianos; edição de material sonoro e subsequente implementação no Kontakt dos ficheiros resultantes, bem como a criação de uma interface visual para cada um dos instrumentos. A actividade profissional de composição musical está cada vez mais misturada com a de engenharia de áudio e de produção. A criação de instrumentos digitais através de sampling existe como um recurso imprescindível que combina o detalhe musical estético de uma área e as capacidades e rigor técnico da outra, e através desta criação é possível alcançar resultados sonoros e musicais que de outra forma não seriam possíveis sem sampling, como irei abordar ao longo do relatório.
- Práticas educativas não formais como promotoras de proteção e bem-estar em adolescentes em situação de vulnerabilidade social : Projeto BarraPublication . Pereira, Catarina Lança Vieira; Oliveira, Ana Maria da CostaO Projeto Barra, apresentado no âmbito do mestrado em Serviço Social na vertente de Empreendedorismo e Inovação na Economia Social, da Universidade Católica Portuguesa, pretende apresentar uma proposta de resposta no âmbito das práticas educativas não formais como promotoras de proteção e bem-estar para adolescentes que vivem situações de vulnerabilidade social. A adolescência é marcada por mudanças complexas no desenvolvimento biopsicossocial e pela construção da identidade própria dos adolescentes (Vanderley et al., 2020) que levam a mudanças no âmbito individual, familiar e comunitário (cf. Andrade, 2012), o que confere a esta fase de vida um caráter ambíguo e vulnerável. Estas mudanças acentuam-se ainda mais quando os adolescentes vivem situações de vulnerabilidade social, adquirindo perspetivas desfavoráveis de vida e levando à perpetuação dos ciclos de vulnerabilidade e pobreza. Sabe-se, contudo, que existem fatores protetores em vários níveis que poderão atenuar os efeitos dos fatores adversos, contribuindo para que os adolescentes tenham resultados mais adaptativos a essas situações e rompam este ciclo. A proposta fundamenta-se através dos resultados obtidos no processo de entrevista a especialistas e na revisão de literatura, tendo permitido consolidar uma resposta no âmbito da prevenção da vulnerabilidade social e risco na adolescência. O Projeto Barra, em funcionamento desde 2018, pretende ser um espaço seguro que garanta o aumento do bem-estar e perceção de sentido de vida dos adolescentes, descobrindo gostos e talentos e sonhando o seu futuro de forma consciente e planeada, devolvendo à comunidade o que constroem, numa lógica de participação ativa e desenvolvimento da comunidade.
