Repository logo
 
Publication

Promoção de competências empreendedoras no contexto de ensino-aprendizagem das artes visuais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorPalhinha, Maria Helena Cardoso
dc.contributor.advisorCoelho, Sophia Thenaisie
dc.contributor.authorVieira, Joana Esmeralda Antunes
dc.date.accessioned2015-04-29T09:37:27Z
dc.date.available2015-04-29T09:37:27Z
dc.date.issued2015-01-07
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractA promoção de competências empreendedoras apresenta-se como um assunto debatido no panorama da educação contemporânea. O Projeto de Educação para o Empreendedorismo, editado em 2007 pela Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, apresenta-se sob a forma de um Guião de Promoção do Empreendedorismo na Escola, proporcionando linhas orientadoras, conceitos e visões que adotamos, adaptando à realidade pedagógica com que nos deparamos. O estudo do empreendedorismo e das competências chave para o seu desenvolvimento no contexto escolar, da sua potencialidade no ensino artístico e secundário, e da metodologia de eleição para a sua promoção – a pedagogia de projeto – culminou com a construção de um modelo de intervenção pedagógica (MIP) que teve como objetivo a promoção das competências empreendedoras no contexto de ensino-aprendizagem das artes visuais. Para contribuir para o esclarecimento empírico sobre o desenvolvimento das competências empreendedoras por parte dos alunos no quadro da nossa intervenção pedagógica, foi construído um quadro de indicadores de competências, e um conjunto de grelhas de observação e recolha de dados utilizadas na análise da nossa intervenção pedagógica.por
dc.description.abstractThe promotion of entrepreneurial skills is presented as a subject discussed in the panorama of contemporary education. The Education Project for Entrepreneurship edited in 2007 by the General Directorate for Innovation and Curriculum Development presents itself in the form of a Promotion of Entrepreneurship Script for Schools providing guidelines, concepts and visions we adopt, adapting to the pedagogical reality we face. The study of entrepreneurship and the key skills to their development in the school context, their potential in secondary art education, and the methodology of choice for its promotion – the pedagogy of projects – culminated in the construction of a model of pedagogical intervention (MPI) in order to promote entrepreneurial skills in the context of teaching and learning of visual arts. To contribute to the empirical insight about the development of entrepreneurial skills amongst the students, we built a framework of indicator of competence, and a set of scales for observation of pre and post MPI data.por
dc.identifier.tid201677881
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/17376
dc.language.isoporpor
dc.subjectArtes visuaispor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectProjetopor
dc.subjectVisual artspor
dc.subjectTeachingpor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectSkillspor
dc.titlePromoção de competências empreendedoras no contexto de ensino-aprendizagem das artes visuaispor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201677881.pdf
Size:
110.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: