Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Da liderança do diretor aos resultados escolares dos alunos

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

This study aims to explore, in a sample of Portuguese schools, if there is an impact of school leadership, particularly of the principal, on students` outcomes. The study adopts mixed-methods, combining the analysis of national examination, questionnaire surveys (from LOLSO, Leithwood, Mulford & Silins, 2004), structured open-ended interviews (Principals) and focus groups (Students, Teachers and Head of Department). Data were analyzed using the software NVivo9 and SPSS21. By means of content analysis, we make inferences from data to the context, providing knowledge and new insights on the object of the study. A preliminary analysis of data identifies some contradictions between what principals claim to do and the perceptions of heads of department and students in categories like Building a shared vision through the school project and communicating that vision; High performance expectations to students and teachers and Providing individual support (mainly in schools over 1000 students). In the interviews and in the questionnaires principals, head of departments, teachers and students say that the students` outcomes promote changes in school organization and in the leadership practices of the principal.
O estudo apresentado, realizado no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação da Universidade católica Portuguesa – Porto, na Faculdade de Educação e Psicologia, tem como objetivo investigar, numa amostra de agrupamentos de escolas portuguesas, se existe impacto da liderança escolar, particularmente do diretor, nos resultados escolares dos alunos. O estudo adota uma metodologia mista, combinando a análise dos resultados dos exames nacionais no 9.º, 11.º e 12.º ano, da avaliação interna, de questionários, aplicados a alunos e professores (adaptados do projeto LOLSO, Leithwood, Mulford & Silins, 2004), entrevistas semiestruturadas (aos diretores dos agrupamentos) e focus group (a alunos, professores e coordenadores de departamentos). Os dados apresentados foram analisados com recurso aos softwares NVivo9 e SPSS. Na análise das entrevistas é possível verificar algumas contradições entre o que os diretores afirmam que fazem e as perceções dos alunos, professores e coordenadores de departamento, em categoria como construir uma visão comum através do Projeto Educativo e comunicar essa visão, expetativas de desempenho em relação aos estudantes e aos professores e fornecer apoio individual. Pela análise dos dados, diretores, alunos, coordenadores de departamento e professores afirmam que os resultados escolares dos alunos promovem alterações na organização escolar e nas ações do diretor.

Description

Keywords

Leadership School improvement and student outcomes Liderança Melhoria de escola Resultados escolares

Citation

DE PINA, Raul Manuel Tavares; CABRAL, Ilídia; ALVES, José Matias - Da liderança do diretor aos resultados escolares dos alunos. In I Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano”, Porto, Portugal, 23-24 Julho 2015. MACHADO, Joaquim (coord.) - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do I Seminário Internacional. Porto: Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia, 2015. ISBN 978-989-99486-0-0. Vol. II – Comunicações Livres. p. 415-421

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue