Repository logo
 
Publication

Da liderança do diretor aos resultados escolares dos alunos

dc.contributor.authorPina, Raul Manuel Tavares de
dc.contributor.authorCabral, Ilídia
dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.date.accessioned2016-04-06T11:29:43Z
dc.date.available2016-04-06T11:29:43Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractThis study aims to explore, in a sample of Portuguese schools, if there is an impact of school leadership, particularly of the principal, on students` outcomes. The study adopts mixed-methods, combining the analysis of national examination, questionnaire surveys (from LOLSO, Leithwood, Mulford & Silins, 2004), structured open-ended interviews (Principals) and focus groups (Students, Teachers and Head of Department). Data were analyzed using the software NVivo9 and SPSS21. By means of content analysis, we make inferences from data to the context, providing knowledge and new insights on the object of the study. A preliminary analysis of data identifies some contradictions between what principals claim to do and the perceptions of heads of department and students in categories like Building a shared vision through the school project and communicating that vision; High performance expectations to students and teachers and Providing individual support (mainly in schools over 1000 students). In the interviews and in the questionnaires principals, head of departments, teachers and students say that the students` outcomes promote changes in school organization and in the leadership practices of the principal.pt_PT
dc.description.abstractO estudo apresentado, realizado no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação da Universidade católica Portuguesa – Porto, na Faculdade de Educação e Psicologia, tem como objetivo investigar, numa amostra de agrupamentos de escolas portuguesas, se existe impacto da liderança escolar, particularmente do diretor, nos resultados escolares dos alunos. O estudo adota uma metodologia mista, combinando a análise dos resultados dos exames nacionais no 9.º, 11.º e 12.º ano, da avaliação interna, de questionários, aplicados a alunos e professores (adaptados do projeto LOLSO, Leithwood, Mulford & Silins, 2004), entrevistas semiestruturadas (aos diretores dos agrupamentos) e focus group (a alunos, professores e coordenadores de departamentos). Os dados apresentados foram analisados com recurso aos softwares NVivo9 e SPSS. Na análise das entrevistas é possível verificar algumas contradições entre o que os diretores afirmam que fazem e as perceções dos alunos, professores e coordenadores de departamento, em categoria como construir uma visão comum através do Projeto Educativo e comunicar essa visão, expetativas de desempenho em relação aos estudantes e aos professores e fornecer apoio individual. Pela análise dos dados, diretores, alunos, coordenadores de departamento e professores afirmam que os resultados escolares dos alunos promovem alterações na organização escolar e nas ações do diretor.pt_PT
dc.identifier.citationDE PINA, Raul Manuel Tavares; CABRAL, Ilídia; ALVES, José Matias - Da liderança do diretor aos resultados escolares dos alunos. In I Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano”, Porto, Portugal, 23-24 Julho 2015. MACHADO, Joaquim (coord.) - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do I Seminário Internacional. Porto: Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia, 2015. ISBN 978-989-99486-0-0. Vol. II – Comunicações Livres. p. 415-421pt_PT
dc.identifier.isbn9789899948600
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/19530
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subjectSchool improvement and student outcomespt_PT
dc.subjectLiderança
dc.subjectMelhoria de escola
dc.subjectResultados escolares
dc.titleDa liderança do diretor aos resultados escolares dos alunospt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
person.familyNamede Meireles Cabral da Rocha
person.familyNameFerreira Matias Alves
person.givenNameMaria Ilídia
person.givenNameJosé Joaquim
person.identifier.ciencia-id8619-4C1B-A918
person.identifier.ciencia-id1F1F-62AA-D000
person.identifier.orcid0000-0003-2141-044X
person.identifier.orcid0000-0002-9490-9957
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3b4225f3-0763-45c5-b68c-27daf72de98a
relation.isAuthorOfPublicationf70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Da liderança do diretor aos resultados escolares dos alunos.PDF
Size:
992.89 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: