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Abstract(s)
The need for a professional structure often arises along the course of an independent artist’s career. This structure can be implemented in three different ways: by signing with a major record label, establishing a professional team with small intermediaries, or having a Do-It-Yourself (DIY) approach. The Direct-to-Fan (D2F) business model, supported by access to global communication networks and the web tools available online, helps independent artists leverage technology and perform business functions, such as management, funding, distribution, and promotion. This dissertation offers exploratory research on how disintermediation phenomena alter independent artists’ business models and practices, particularly the implementation of the D2F business model. This research adopted a realism-based philosophical approach that assessed the challenges for long-term success using D2F and emerging trends such as subscription model-based platforms and community record labels.
A necessidade de uma estrutura profissional muitas vezes surge ao longo do curso da carreira de um artista independente. Essa estrutura pode ser implementada de três maneiras diferentes: assinando com uma grande editora discográfica, estabelecendo uma equipa profissional com pequenos intermediários ou tendo uma abordagem Do-it-Yourself (DIY). O modelo de negócios Direto-ao-Fã (D2F), apoiado pelo acesso a redes de comunicação globais e ferramentas da web disponíveis online, ajuda artistas independentes a aproveitar a tecnologia e desempenhar funções de negócios, como gestão, financiamento, distribuição e promoção. Esta dissertação oferece uma pesquisa exploratória sobre como os fenômenos de desintermediação alteram os modelos e práticas de negócios de artistas independentes, particularmente a implementação do modelo de negócios D2F. Esta pesquisa adotou uma abordagem filosófica baseada no realismo e avaliou os desafios para o sucesso a longo prazo com o uso do modelo D2F e tendências emergentes, como plataformas baseadas em modelos de subscrição e editoras discográficas comunitárias.
A necessidade de uma estrutura profissional muitas vezes surge ao longo do curso da carreira de um artista independente. Essa estrutura pode ser implementada de três maneiras diferentes: assinando com uma grande editora discográfica, estabelecendo uma equipa profissional com pequenos intermediários ou tendo uma abordagem Do-it-Yourself (DIY). O modelo de negócios Direto-ao-Fã (D2F), apoiado pelo acesso a redes de comunicação globais e ferramentas da web disponíveis online, ajuda artistas independentes a aproveitar a tecnologia e desempenhar funções de negócios, como gestão, financiamento, distribuição e promoção. Esta dissertação oferece uma pesquisa exploratória sobre como os fenômenos de desintermediação alteram os modelos e práticas de negócios de artistas independentes, particularmente a implementação do modelo de negócios D2F. Esta pesquisa adotou uma abordagem filosófica baseada no realismo e avaliou os desafios para o sucesso a longo prazo com o uso do modelo D2F e tendências emergentes, como plataformas baseadas em modelos de subscrição e editoras discográficas comunitárias.
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Direct-to-fan Do-it-yourself Major record label Web tools Recording industry Portugal Direto-ao-fã Editoras discográficas Ferramentas da web Indústria da música