Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Papel profissional enquanto diagnóstico de Enfermagem no contexto escolar – Um estudo de caso

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A escola é um setting de excelência na promoção de comportamentos saudáveis ao longo da vida. Os encarregados de educação e os docentes desempenham um papel fundamental na proteção da saúde e no desenvolvimento dos adolescentes no âmbito das decisões e comportamentos. No âmbito da elaboração de um projeto de intervenção em contexto escolar, perspetiva-se uma abordagem longitudinal (2014-2023) fundamentada em três domínios: comportamentos associados ao consumo de substâncias psicoativas; comportamentos aditivos sem substância; comportamentos associados à sexualidade. Na primeira etapa de planeamento em saúde, no diagnóstico de situação, definiu-se a tomada de decisão clínica em enfermagem em três focos de atenção: o Processo de Tomada de Decisão nos alunos; o Papel Profissional nos docentes e o Papel Parental nos encarregados de educação. Neste artigo descrevemos o Papel Profissional dos docentes, enquanto diagnóstico de enfermagem, no âmbito dos domínios em estudo, utilizando como método o estudo de caso
The school is a setting of excellence in promoting healthy behavior patterns throughout life. The education careers and teachers play a key role in protecting the health and development of adolescents in the context of a series of behaviors and conditions. In the preparation of an intervention project in the school context, a longitudinal approach is perspective (2014-2023) based on three areas: behaviors associated with substance use; behaviors additives without substance and behaviors associated with sexuality. In the first health planning stage, the diagnosis of the situation, defined the clinical decision- making in nursing in three focus of attention: the Decision Making Process in students; the Professional Role in teachers and the Parental Role in parents. This paper describes the Professional Role of teachers, while nursing diagnosis, within the areas under study, using a case study method.

Description

Keywords

Enfermagem em saúde comunitária Saúde escolar Empoderamento Papel profissional Community health nursing School health Empowerment Professional role

Pedagogical Context

Citation

SILVA, Andreia; SOUSA, Mariana; MELO, Pedro; CARDOSO, Teresa; MARTINS, Alice; SOUSA, Sérgio - Papel profissional enquanto diagnóstico de Enfermagem no contexto escolar – Um estudo de caso. Nursing Magazine Digital. 0871-6196. (2015) 1: 1 - 10.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Nursing Portuguesa - Magazine Digital

CC License