Publication
Papel profissional enquanto diagnóstico de Enfermagem no contexto escolar – Um estudo de caso
dc.contributor.author | Silva, Andreia | |
dc.contributor.author | Sousa, Mariana | |
dc.contributor.author | Melo, Pedro | |
dc.contributor.author | Cardoso, Teresa | |
dc.contributor.author | Martins, Alice | |
dc.contributor.author | Sousa, Sérgio | |
dc.date.accessioned | 2015-10-12T13:53:09Z | |
dc.date.available | 2015-10-12T13:53:09Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | A escola é um setting de excelência na promoção de comportamentos saudáveis ao longo da vida. Os encarregados de educação e os docentes desempenham um papel fundamental na proteção da saúde e no desenvolvimento dos adolescentes no âmbito das decisões e comportamentos. No âmbito da elaboração de um projeto de intervenção em contexto escolar, perspetiva-se uma abordagem longitudinal (2014-2023) fundamentada em três domínios: comportamentos associados ao consumo de substâncias psicoativas; comportamentos aditivos sem substância; comportamentos associados à sexualidade. Na primeira etapa de planeamento em saúde, no diagnóstico de situação, definiu-se a tomada de decisão clínica em enfermagem em três focos de atenção: o Processo de Tomada de Decisão nos alunos; o Papel Profissional nos docentes e o Papel Parental nos encarregados de educação. Neste artigo descrevemos o Papel Profissional dos docentes, enquanto diagnóstico de enfermagem, no âmbito dos domínios em estudo, utilizando como método o estudo de caso | pt_PT |
dc.description.abstract | The school is a setting of excellence in promoting healthy behavior patterns throughout life. The education careers and teachers play a key role in protecting the health and development of adolescents in the context of a series of behaviors and conditions. In the preparation of an intervention project in the school context, a longitudinal approach is perspective (2014-2023) based on three areas: behaviors associated with substance use; behaviors additives without substance and behaviors associated with sexuality. In the first health planning stage, the diagnosis of the situation, defined the clinical decision- making in nursing in three focus of attention: the Decision Making Process in students; the Professional Role in teachers and the Parental Role in parents. This paper describes the Professional Role of teachers, while nursing diagnosis, within the areas under study, using a case study method. | |
dc.identifier.citation | SILVA, Andreia; SOUSA, Mariana; MELO, Pedro; CARDOSO, Teresa; MARTINS, Alice; SOUSA, Sérgio - Papel profissional enquanto diagnóstico de Enfermagem no contexto escolar – Um estudo de caso. Nursing Magazine Digital. 0871-6196. (2015) 1: 1 - 10. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0871-6196 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/18435 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Nursing Portuguesa - Magazine Digital | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.nursing.pt/papel-profissional-enquanto-diagnostico-de-enfermagem-no-contexto-escolar-um-estudo-de-caso/ | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem em saúde comunitária | pt_PT |
dc.subject | Saúde escolar | pt_PT |
dc.subject | Empoderamento | pt_PT |
dc.subject | Papel profissional | pt_PT |
dc.subject | Community health nursing | |
dc.subject | School health | |
dc.subject | Empowerment | |
dc.subject | Professional role | |
dc.title | Papel profissional enquanto diagnóstico de Enfermagem no contexto escolar – Um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | Nursing Magazine Digital | |
person.familyName | Melo | |
person.givenName | Pedro | |
person.identifier | AAF-9490-2019 | |
person.identifier.ciencia-id | 9919-212E-4E46 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0005-6384 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57221077632 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | f05248a5-4302-43a1-a5af-48a86ffda4ef | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f05248a5-4302-43a1-a5af-48a86ffda4ef |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- papel-profissional-enquanto-diagnostico-de-enfermagem-no-contexto-escolar-um-estudo-de-caso.pdf
- Size:
- 163 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.44 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: