Repository logo
 
Publication

Estímulos visuais e o desempenho na disciplina de Desenho A

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPalhinha, Maria Helena Cardoso
dc.contributor.authorSantos, Adriana Manuel Cardoso Lopes dos
dc.date.accessioned2019-04-08T10:54:39Z
dc.date.available2019-04-08T10:54:39Z
dc.date.issued2018-06-20
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractEste trabalho retrata o trabalho efetuado no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais. A prática letiva foi desenvolvida na Escola Secundária Sá de Miranda, com uma turma do 11º ano do Ensino Secundário, na disciplina de Desenho A. O Relatório descreve o projeto pedagógico desenvolvido com a turma, de modo a dar resposta aos objetivos propostos a desenvolver com os alunos. Através de um conjunto de várias atividades articuladas com os módulos programáticos da disciplina, visa contribuir para o estímulo da autoestima e do autoconceito, assim como das capacidades e competências dos alunos, mas principalmente contribuir para o desenvolvimento da sua personalidade. Para além disso, a promoção do autoconceito visa incentivar um melhor desempenho académico. Este trabalho irá abordar todo o percurso da prática docente para o alcance dos objetivos propostos, desde a conceção e planificação do projeto à concretização do mesmo, passando pelo contributo teórico que enquadrou a sua fundamentação. No final será apresentada uma reflexão dos resultados sobre a experiência desenvolvida, bem como propostas de desenvolvimento futuro.pt_PT
dc.description.abstractThis report portrays the teaching experience carried out in the ambit of the Masters Degree in Visual Arts Teaching. The teaching practice was developed in Escola Secundária Sá de Miranda, Braga, with an 11th grade class, on the subject Desenho A. The Report describes the pedagogic project developed with this class, in order to answer the interests and learning needs of the students. Through an articulated set of modules, composed of several activities, it aims to contribute to the stimulation of self-esteem and self-concept, as well as the abilities and skills of the students, but mainly to contribute to the development of their personality. In addition, promoting self-concept aims to encourage better academic performance. The Report will mention the entire teaching practice course which aimed to achieve the determined objectives. It will begin with the conception and planning of the project umtil its fulfillment. At the end, a reflection on the results of this experience will be presented, as well as some proposals for future development.pt_PT
dc.identifier.tid201951665pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/27292
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectAutoconceitopt_PT
dc.subjectAutoestimapt_PT
dc.subjectArtpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectSelf-esteempt_PT
dc.subjectSelf-conceptpt_PT
dc.titleEstímulos visuais e o desempenho na disciplina de Desenho Apt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio Adriana Santos.pdf
Size:
3.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: