Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Ideologia e utopia: o fascínio da novidade da educação nova

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
19540989.pdf165.26 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O novo expressa o espírito de utopia e entronca-se com a rutura e a esperança. A demanda do novo é um empreendimento bem antigo com vista à afirmação de todo o discurso pedagógico, nomeadamente o dos autores da Educação Nova. A análise que fazemos dos textos destes autores salienta as ressonâncias míticas e utópicas desta novidade, identifica o seu ato fundador e faz o reconhecimento das características da sociedade ideal para que aponta a visão educativa que inspira este movimento pedagógico. Indaga ainda sobre a natureza da criança e o importante papel que ela desempenha na formação do homem novo, um “homem total” modelado por uma “educação integral”, e na edificação de uma sociedade onde impera a harmonia e a paz. A metodologia utilizada filia-se na tradição hermenêutica reflexiva e recorre às obras dos principais autores do movimento da Educação Nova. Conclui que esta Educação se insere numa linha de continuidade das ideias educativas, altera radicalmente o foco da pedagogia para a criança, mas exacerba a crença no papel educativo e social da Escola.

Description

Keywords

Utopia Ideologia Educação nova Esperança Homem integral

Citation

Araújo, A. F., Araújo, J. M. de, & García del Dujo, Á. (2018). Ideologia e utopia: o fascínio da novidade da Educação Nova. Revista Lusófona de Educação, 39, 27-40. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle39.02

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

CC License

Altmetrics