Publication
Ideologia e utopia: o fascínio da novidade da educação nova
dc.contributor.author | Araújo, Alberto Filipe | |
dc.contributor.author | Machado, Joaquim | |
dc.contributor.author | García Del Dujo, Ángel | |
dc.date.accessioned | 2018-09-12T14:54:06Z | |
dc.date.available | 2018-09-12T14:54:06Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | O novo expressa o espírito de utopia e entronca-se com a rutura e a esperança. A demanda do novo é um empreendimento bem antigo com vista à afirmação de todo o discurso pedagógico, nomeadamente o dos autores da Educação Nova. A análise que fazemos dos textos destes autores salienta as ressonâncias míticas e utópicas desta novidade, identifica o seu ato fundador e faz o reconhecimento das características da sociedade ideal para que aponta a visão educativa que inspira este movimento pedagógico. Indaga ainda sobre a natureza da criança e o importante papel que ela desempenha na formação do homem novo, um “homem total” modelado por uma “educação integral”, e na edificação de uma sociedade onde impera a harmonia e a paz. A metodologia utilizada filia-se na tradição hermenêutica reflexiva e recorre às obras dos principais autores do movimento da Educação Nova. Conclui que esta Educação se insere numa linha de continuidade das ideias educativas, altera radicalmente o foco da pedagogia para a criança, mas exacerba a crença no papel educativo e social da Escola. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Araújo, A. F., Araújo, J. M. de, & García del Dujo, Á. (2018). Ideologia e utopia: o fascínio da novidade da Educação Nova. Revista Lusófona de Educação, 39, 27-40. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle39.02 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.24140/issn.1645-7250.rle39.02 | pt_PT |
dc.identifier.eid | 85049153202 | |
dc.identifier.issn | 1645-7250 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/25676 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Utopia | pt_PT |
dc.subject | Ideologia | pt_PT |
dc.subject | Educação nova | pt_PT |
dc.subject | Esperança | pt_PT |
dc.subject | Homem integral | pt_PT |
dc.title | Ideologia e utopia: o fascínio da novidade da educação nova | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 40 | |
oaire.citation.issue | 39 | |
oaire.citation.startPage | 27 | |
oaire.citation.title | Revista Lusófona de Educação | pt_PT |
person.familyName | Araújo | |
person.familyName | Machado de Araújo | |
person.familyName | García del Dujo | |
person.givenName | Alberto Filipe | |
person.givenName | Joaquim | |
person.givenName | Ángel | |
person.identifier.ciencia-id | 2419-FA15-B90F | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4693-8681 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1875-9640 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5202-7366 | |
person.identifier.rid | M-9334-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55746057400 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 9c170f55-6bc8-4827-a954-163e075229de | |
relation.isAuthorOfPublication | cd37aa0a-ec55-45dd-8ed5-36baa1927956 | |
relation.isAuthorOfPublication | 9faff31e-9b31-4c2c-9196-84ff68d82d25 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9faff31e-9b31-4c2c-9196-84ff68d82d25 |