Repository logo
 
Publication

As multifunções do Diretor de Turma : liderança pela coordenação e mediação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorEstêvão, Carlos Alberto Vilar
dc.contributor.authorPinto, Albino José Teixeira
dc.date.accessioned2019-07-01T09:57:22Z
dc.date.issued2019-05-03
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractEste relatório de atividade profissional com o título «As multifunções do Diretor de Turma – Liderança pela Coordenação e Mediação» pretende ser uma reflexão teoricamente fundamentada acerca da importância Diretor de Turma, enquanto liderança intermédia, no processo educativo dos alunos, bem como o seu papel e funções no contexto das escolas públicas portuguesas, entendendo-se estas como organizações educativas. Tendo em conta a evolução histórica do sistema educativo português, principalmente no contexto do pós 25 de abril de 1974, bem como a sua democratização e massificação, o papel do diretor de turma surge como solução para o sucesso educativo dos alunos, através de um trabalho de liderança, coordenação e mediação. O Diretor de Turma surge como um elo relacional no contexto educacional em Portugal, instado a realizar um conjunto enorme de tarefas e funções, tanto em quantidade como em qualidade.pt_PT
dc.description.abstractThis professional activity report entitled "The Multifunction of the Class Director - Leadership for Coordination and Mediation" is intended to be a theoretically grounded reflection on the importance of the Class Director as an intermediate leader in the educational process of the students, as well as their role and functions in the context of Portuguese public schools, these being understood as educational organizations. Considering the historical evolution of the Portuguese educational system, especially in the context of the post-April 25, 1974, as well as its democratization and massification, the role of the class director emerges as a solution for the educational success of the students, through a work leadership, coordination and mediation. The Class Director appears as a relational link in the educational context in Portugal, urged to perform a huge set of tasks and functions, both in quantity and quality.pt_PT
dc.identifier.tid202257746pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/27854
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectOrganização educativapt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectDiretor de Turmapt_PT
dc.subjectSucesso educativopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectDemocratizaçãopt_PT
dc.subjectEducational organizationpt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectClass Directorpt_PT
dc.subjectEducational successpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectDemocratizationpt_PT
dc.titleAs multifunções do Diretor de Turma : liderança pela coordenação e mediaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Atividade Profissional Albino Pinto.pdf
Size:
1.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: