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- Identidade profissional docente : exames nacionais e (im)possibilidadesPublication . Santos, Marta Maria Fernandes Ferreira dos; Cabral, Maria Ilídia de MeirelesO impacto da avaliação externa (vulgo exames nacionais) na prática letiva do professor e na qualidade das aprendizagens dos alunos é um assunto que continua a merecer reflexão e preocupação por parte dos agentes educativos. A plena convivência entre uma aprendizagem de qualidade e os resultados da avaliação externa continua a ser questionável e alvo de alguns constrangimentos. Esta situação agudiza-se com a atual necessidade de ir ao encontro dos novos documentos estruturantes, nomeadamente os documentos que dizem respeito ao Perfil do Aluno e às Aprendizagens Essenciais. Estes atuais normativos e documentos de referência tentam dar uma resposta capaz às múltiplas dimensões e competências que os jovens necessitam de desenvolver para prosperar no mundo atual (e futuro). Contudo, a exequibilidade dos mesmos pode ser questionável quando aplicados em anos de escolaridade sujeitos a exame nacional. Existem inúmeras variantes que condicionam o processo de ensino e aprendizagem e que, muitas vezes, acabam por influenciar a prática docente. Neste sentido, o presente estudo de investigação pretende compreender melhor a influência da avaliação externa na identidade profissional docente, não só no modo como o profissional de ensino orienta as suas metodologias, mas também nas suas crenças e identidades pedagógicas. O estudo intenta, partindo do material empírico recolhido, promover uma reflexão aprofundada sobre a – aparente – dicotomia entre a identidade profissional docente, refletida maioritariamente nas práticas pedagógicas, e o modelo de avaliação externa do nosso sistema escolar. Foi dada voz a docentes que vivem esta realidade – através de inquérito por entrevista – esclarecendo, numa realidade e contexto escolar específicos, se o elemento “avaliação externa” exerce uma pressão efetiva no modo de ensinar do professor, isto é, se é possível encontrar evidências empíricas deste fator na sua identidade profissional, nomeadamente se esta se encontra efetivamente limitada por este modelo de certificação de aprendizagens. Os resultados mostram que os exames nacionais influenciam, de modo acentuado, a prática letiva docente e afastam os professores daquilo que percecionam ser a sua identidade profissional, denotando, entrelinhas, alguns equívocos a respeito da iii perceção que alguns professores detêm do seu papel e do seu lugar enquanto agentes educativos.
- Fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos : estudo de casoPublication . Silva, António Pedro Soares Antunes da; Cabral, Maria Ilídia de MeirelesO sucesso educativo será porventura o principal objetivo de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, se dedicam à educação. A busca de fatores que promovem o sucesso educativo, desde relacionais a organizacionais, andará direta ou indiretamente ligada a todo o estudo sobre educação. Daí, haver vários estudos na busca de fatores de sucesso, a partir de alunos bem sucedidos e outros, por oposição, a partir de alunos mal sucedidos. Neste estudo pretende-se, a partir da análise de alunos que manifestaram uma evolução destacável nos seus resultados académicos, procurar perceber os fatores que contribuíram para esse volte-face. A dissertação que aqui se pretende resumir tem como tema “fatores que contribuem para a evolução das aprendizagens dos alunos – estudo de caso”. A motivação para este tema está estritamente ligada com a ideia pessoal de que não há educação sem otimismo, sem acreditar que se pode sempre evoluir e, mais do que perceber o que faz com que os bem sucedidos sejam bem sucedidos, ou o porquê dos mal sucedidos serem mal sucedidos, centra-se em procurar perceber, em primeiro lugar, que é possível passar de aluno mal sucedido a bem sucedido e, em segundo lugar, os fatores que estão na base dessa passagem. Depois de definir o perfil pretendido e identificar casos de alunos com esse perfil, recorrendo para isso a uma análise documental dos seus resultados escolares, a metodologia foi eminentemente qualitativa, a partir de um estudo de caso, privilegiando os discursos dos atores: alunos e professores que com eles trabalharam diretamente.
- Competências profissionais e conceções religiosas dos psicólogos no acompanhamento do processo de lutoPublication . Gomes, Ana João Granja; Gonçalves, ArmandaO luto é a reação a uma perda, definido por respostas emocionais, comportamentais, sociais e físicas (Parkes, 1998). Sendo este um fenómeno de dor constante, está ligado ao trabalho dos psicólogos, onde estes requerem conhecimento necessário, para poder facultar um apoio ajustado de modo a auxiliar a pessoa a lidar de forma adaptativa e ajustada (Silva, Carneiro & Zandondi, 2017). Também a religião tem um papel preponderante na superação do luto, dado que é utilizada como mecanismo de coping, pois as tradições religiosas originam teorias acerca da morte/sofrimento, que acabam por ajudar e criar estratégias (Bowker, 1970), assim, é importante que o psicólogo não desvalorize a crença religiosa do utente (Angarni, 2004). Posto isto, conduzimos um estudo qualitativo com o objetivo de compreender as conceções dos psicólogos acerca do conceito luto, analisar a formação e experiência em acompanhamento no luto. Pretendemos ainda compreender os modelos teóricos bem como a intervenção no acompanhamento do luto e explorar as conceções religiosas/espirituais e os procedimentos de intervenção com estas dimensões. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada a 8 psicólogos (2 estagiários e 6 membros efetivos da OPP) bem como um questionário sociodemográfico. Posteriormente as entrevistas foram analisadas com base na técnica de codificação descrita por Saldaña (2013). Os resultados revelam a escassa formação académica no âmbito do luto levando os psicólogos a complementar a formação. Relativamente à dimensão religiosa, os resultados demonstram a importância desta na superação do luto, sendo utilizada pelos participantes, no acompanhamento psicológico, como estratégia de coping.
- A influência das lideranças intermédias nas culturas escolaresPublication . Rocha, Mafalda Sofia Nogueira da; Cabral, Maria Ilídia de MeirelesA presente dissertação incide sobre a relação existente entre lideranças intermédias e culturas escolares, procurando-se compreender em que medida estas são influenciadas pelos múltiplos e distintos modos de se exercer a liderança. Reconhecendo-se, em função da literatura consultada, como inegável a relação referida, procurou-se entender em que medida a implicação, o envolvimento e compromisso dos docentes nas instituições nas quais lecionam dependem dessa influência. Iniciou-se a pesquisa com uma análise de literatura relativa ao tema, perspetivando-o à luz das racionalidades organizacionais e correlatas lógicas procedimentais, compreendendo-se que instituições escolares regidas por racionalidades burocráticas, políticas ou debilmente articuladas dão origem a culturas escolares próprias e pressupõem modos de liderança específicos. De seguida, e também em função da literatura revista, procurou-se compreender distintos modos de se exercer a liderança – diretivas, instrucionais, distribuídas e não distribuídas, carismáticas ou inspiradoras, servidoras, transformacionais e sustentáveis – e os seus efeitos nas culturas de escola. Por fim, e considerando-se o princípio segundo o qual as emoções condicionam as perceções, e estas as atitudes e comportamentos, procurou-se compreender em que medida a motivação depende da natureza da relação estabelecida entre aqueles que exercem a liderança e aqueles que à mesma estão expostos. Após revisão feita, procedeu-se à aplicação de um questionário aos docentes, no sentido de os mesmos partilharem o modo como percecionam a influência sentida. As respostas dadas ao questionário foram, por sua vez, interpretadas com base nas lentes teóricas que integraram a 1ª e 2ª partes da dissertação. Após análise balizada dos dados recolhidos, confirmou-se a tese segundo a qual a motivação, o envolvimento, o vínculo e compromisso sentidos por parte dos agentes educativos podem ser positiva e/ou negativamente influenciados pelos modos de relação estabelecidos pelas lideranças. A confiança depositada e o reconhecimento prestado iii parecem constituir pedras basilares para a edificação de uma cultura escolar com a qual todos se identifiquem porque dela se sentem coautores. Ainda relativamente à realidade em estudo, considera-se que os inquiridos, na generalidade, reconhecem uma presença efetiva por parte das lideranças no quotidiano escolar, outorgando-lhes também uma função orientadora das práticas educativas que se pretendem implementar.
- As multifunções do Diretor de Turma : liderança pela coordenação e mediaçãoPublication . Pinto, Albino José Teixeira; Estêvão, Carlos Alberto VilarEste relatório de atividade profissional com o título «As multifunções do Diretor de Turma – Liderança pela Coordenação e Mediação» pretende ser uma reflexão teoricamente fundamentada acerca da importância Diretor de Turma, enquanto liderança intermédia, no processo educativo dos alunos, bem como o seu papel e funções no contexto das escolas públicas portuguesas, entendendo-se estas como organizações educativas. Tendo em conta a evolução histórica do sistema educativo português, principalmente no contexto do pós 25 de abril de 1974, bem como a sua democratização e massificação, o papel do diretor de turma surge como solução para o sucesso educativo dos alunos, através de um trabalho de liderança, coordenação e mediação. O Diretor de Turma surge como um elo relacional no contexto educacional em Portugal, instado a realizar um conjunto enorme de tarefas e funções, tanto em quantidade como em qualidade.
- Como falar hoje do grande Mistério de Deus? : reflexões sobre a unidade Letiva II do 9º ano : Deus o grande mistérioPublication . Andrade, José Cristóvão Carneiro de; Martins, António Manuel Alves; Garcia Ambrosio, Juan FranciscoNeste Relatório Final do Ensino Supervisionado em Ciências Religiosas pela Universidade Católica Portuguesa na Faculdade de Teologia de Lisboa tem como objetivo mostrar o percurso feito como educador da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica durante o estágio na escola D. Fernando II em Sintra. Nomeadamente mostrar as inquietações e as questões que foram surgindo na Unidade Letiva II intitulada: “Deus, o grande mistério”. O relatório está divido em três partes, uma primeira que reflete o universo da turma do 9º ano B que frequentou a Escola D. Fernando II em Sintra em 2015/2016 através de uma aferição realizada junto dos alunos. Esta aferição tem como objetivo situar o seu universo religioso e o porquê de frequentarem a disciplina. A segunda parte procura fazer um percurso, mantendo o esquema do programa da disciplina do 9º ano e da segunda unidade letiva, sobre Deus, o grande mistério. A terceira parte nasce de uma proposta a realizar com os alunos fora do espaço escola, e o porquê desta iniciativa e quais as mais valias que esta acarreta.