Repository logo
 
Publication

A utilização de uma estratégia combinada de marketing experiencial e de influência para aumentar a notoriedade da marca : um estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Susana Cristina Lima da Costa e
dc.contributor.authorSousa, Carolina Pinto de Andrade Almeida e
dc.date.accessioned2020-04-28T11:49:47Z
dc.date.issued2019-12-02
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractThis paper aims to analyze, through a case study, if a combined strategy of experiential marketing and influence marketing can increase brand awareness and what are the factors involved in this approach. The investigation began with a literature review through the clarification of concepts such as experiential marketing, experience, influence marketing, word of mouth and brand awareness. The literature review was the basis to develop a study model to analyze the referred questions. To carry out the study we used a unique case study methodology following a descriptive approach, in which the brand under analysis was company X, client of Mojobrands agency. Several types of data were collected, including documents, articles, instagram posts, an interview with company X representative and pictures. This study concludes that a strategy combining experiential marketing and influential marketing, by generating greater engagement, more social media posts, and consequently more WOM, significantly amplifies brand awareness, promoting the brand within a substantially broader market.pt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho teve como principal objetivo analisar, num estudo de caso concreto, se uma estratégia combinada de marketing experiencial e marketing de influência pode conduzir a um aumento do brand awareness e quais os fatores envolvidos nesta abordagem. A investigação iniciou-se com uma revisão de literatura, através da qual se esclareceu conceitos como marketing experiencial, experiência, marketing de influência, word of mouth e brand awareness. A revisão de literatura serviu como base para a construção de um modelo de estudo para analisar as questões referidas. Para realizar o estudo recorreu-se a uma metodologia de estudo de caso único seguindo uma abordagem descritiva, em que a marca em análise foi a empresa X, cliente da agência Mojobrands. Recolheram-se vários tipos de dados, nomeadamente, documentos, artigos, publicações no instagram, uma entrevista ao representante da empresa X e fotografias. Com este estudo concluiu-se que uma estratégia que combina marketing experiencial e marketing de influência, porque gera maior envolvimento, maior número de publicações nas redes sociais, e em consequência mais WOM, amplifica significativamente o brand awereness, divulgando a marca a um sector substancialmente mais alargado do mercado.pt_PT
dc.identifier.tid202457761pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/30442
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectExperiential marketingpt_PT
dc.subjectInfluence marketingpt_PT
dc.subjectExperiencept_PT
dc.subjectSocial Word-of-mouthpt_PT
dc.subjectBrand awarenesspt_PT
dc.subjectMarketing experiencialpt_PT
dc.subjectExperiênciapt_PT
dc.subjectMarketing influênciapt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectWord-of-mouthpt_PT
dc.subjectBrand awarenesspt_PT
dc.titleA utilização de uma estratégia combinada de marketing experiencial e de influência para aumentar a notoriedade da marca : um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

Files