Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Os demónios da avaliação: memórias de professores enquanto alunos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Os demónios.pdf571.25 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo parte de quarenta narrativas de professores que evocaram situações de avaliação particularmente marcantes, ocorridas no tempo em que foram alunos. Dessas quarenta, trinta e uma narrativas assumem a expressão de um abuso de poder intolerável. Nove manifestam práticas avaliativas emancipatórias. Através de uma análise dos discursos, quantificamos e qualificamos os sentidos dos abusos – humilhação, violência, discriminação, deceção, arbitrariedade – e da emancipação minoritária, procurando explicar estas práticas à luz dos tempos histórico, social, organizacional e profissional. Conclui-se que essas práticas precisam de ser combatidas e prevenidas, requerendo-se políticas e práticas mais rigorosas de acesso à profissão e o exercício de uma ação pedagógica mais interativa.

Description

Keywords

Avaliação da educação Avaliação da aprendizagem Métodos de avaliação Violência psicológica

Pedagogical Context

Citation

Matias Alves, José, Cabral, Ilídia (2015). Os demónios da avaliação: memórias de professores enquanto alunos. Estudos em Avaliação Educacional, 26 (63), 630-662

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue