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Abstract(s)
Este artigo parte de quarenta narrativas de professores que evocaram situações de avaliação particularmente marcantes, ocorridas no tempo em que foram alunos. Dessas quarenta, trinta e uma narrativas assumem a expressão de um abuso de poder intolerável. Nove manifestam práticas avaliativas emancipatórias. Através de uma análise dos discursos, quantificamos e qualificamos os sentidos dos abusos – humilhação, violência, discriminação, deceção, arbitrariedade – e da emancipação minoritária, procurando explicar estas práticas à luz dos tempos histórico, social, organizacional e profissional. Conclui-se que essas práticas precisam de ser combatidas e prevenidas, requerendo-se políticas e práticas mais rigorosas de acesso à profissão e o exercício de uma ação pedagógica mais interativa.
Description
Keywords
Avaliação da educação Avaliação da aprendizagem Métodos de avaliação Violência psicológica
Pedagogical Context
Citation
Matias Alves, José, Cabral, Ilídia (2015). Os demónios da avaliação: memórias de professores enquanto alunos. Estudos em Avaliação Educacional, 26 (63), 630-662
Publisher
Fundação Carlos Chagas
