Repository logo
 
Publication

Escola no estabelecimento prisional de Aveiro: uma oportunidade ainda mais comprometida em tempo de pandemia de COVID-19

dc.contributor.authorMartins, Orquídea
dc.contributor.authorOrvalho, Luísa
dc.date.accessioned2021-09-29T14:23:42Z
dc.date.available2021-09-29T14:23:42Z
dc.date.issued2021-09-28
dc.description.abstractEsta pesquisa resulta do trabalho como docente do Agrupamento de Escolas de Aveiro (AEA) a exercer funções no Estabelecimento Prisional de Aveiro (EPA), na formação escolar e profissional de reclusos que frequentam Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), dos níveis B1, B2, B3 e Secundário. Trata-se de uma investigação qualitativa, que seguiu uma abordagem metodológica de aproximação à Investigação-Ação (I-A), centrada no estudo de caso do EPA, com a finalidade de conhecer as consequências da crise pandémica da covid-19 na organização, gestão e desenvolvimento das atividades escolares dos reclusos. Como técnicas de recolha e produção de dados privilegiaram-se as entrevistas semiestruturadas aos formandos, professores, formadores e direção do EPA; a observação direta e participada nas aulas realizadas no parlatório, através da barreira de acrílico, e; os registos dos reclusos relativos às atividades de trabalho autónomo, mediados pela direção do EPA. Como técnica de análise e tratamento de dados privilegiou-se a análise de conteúdo de toda a informação recolhida. Os resultados revelam a existência de outros constrangimentos na organização e gestão dos recursos educativos aplicados às atividades de ensino em ambiente prisional, ultrapassando de longe os limites já existentes num contexto não pandémico.pt_PT
dc.description.abstractThis research results from the work as a teacher of the Aveiro Schools Group (AEA) working in the Aveiro Prison Establishment (EPA), in the education and professional training of prisoners who attend Adult Education and Training Courses (EFA), at the different levels. B1, B2, B3 and Secondary. This is a qualitative research, which followed a methodological approach of approaching Action Research (AI), centred on the EPA case study, in order to know the consequences of the Covid-19 pandemic crisis in the organization, management and development of inmates’ school activities. As techniques for collecting and producing data, semi-structured interviews with trainees, teachers, trainers and the direction of the EPA were privileged; records of the direct interactions of the researcher with the EPA population (in the visits area of the Prison facility, separated by the acrylic glass window); records of the inmates autonomous work activities, mediated by EPA’s Direction. As a technique for analysing and processing data, content analysis of all the information collected, was privileged. The results reveal the existence of further constraints in the organization and management of the educational resources applied to the teaching activities in a prison environment, far outreaching the limitations already existing in a non-pandemic context.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2021.10059pt_PT
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/35325
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPandemia da COVID-19pt_PT
dc.subjectEnsino em contexto prisionalpt_PT
dc.subjectCursos EFApt_PT
dc.subjectCOVID-19 pandemicpt_PT
dc.subjectPrison education and trainingpt_PT
dc.subjectEFA coursespt_PT
dc.titleEscola no estabelecimento prisional de Aveiro: uma oportunidade ainda mais comprometida em tempo de pandemia de COVID-19pt_PT
dc.title.alternativeSchool at the Aveiro prison establishment: an opportunity even more compromised in time of the COVID-19 pandemicpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage42pt_PT
oaire.citation.issue21pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10059_Article_17925_1_10_20210928.pdf
Size:
315.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format