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Abstract(s)
Detentores de um conhecimento sociopedagógico especializado e chamados a intervir prioritariamente junto de pessoas e grupos humanos em situação de privação, sofrimento e vulnerabilidade, os educadores sociais actuam como agentes privilegiados de condição humana, desempenhando um papel crucial na promoção de uma contemporaneidade mais justa e solidária. O presente texto pretende justamente evidenciar princípios de racionalidade socioeducacional congruentes com a utopia do humano em contexto de «sociedade educativa», perspectivando os desafios de profissionalidade e/ou autoridade pedagógica dos educadores sociais à luz de uma concepção ampla de ética, valorizada na sua tripla dimensão – teleológica, deontológica e prudencial. O dever de excelência que anima os processos de desenvolvimento contínuo de padrões de conduta e de disposições de carácter constitui imperativo inalienável de quem se identifica com a sua profissão e não uma imposição exterior. Neste entendimento, inscrevemos as exigências de reflexividade profissional dos educadores sociais no quadro de uma «ética de hospitalidade » assente nos valores acolhimento, responsabilidade e bondade como condição de qualificação ética e estética da acção socioeducativa.
Description
Keywords
Educação social Pedagogía social Ética Moral Deontologia Hospitalidade
Citation
BAPTISTA, Isabel - Ética e Educação Social: Interpelações de contemporaneidade. sips - Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria. ISSN 1139-1723. N.º 19 (2012), 37-49
Publisher
Asociación Iberoamericana de Pedagogía Social