Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Ética e educação social - interpelações de contemporaneidade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
02_baptista.pdf151.16 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Detentores de um conhecimento sociopedagógico especializado e chamados a intervir prioritariamente junto de pessoas e grupos humanos em situação de privação, sofrimento e vulnerabilidade, os educadores sociais actuam como agentes privilegiados de condição humana, desempenhando um papel crucial na promoção de uma contemporaneidade mais justa e solidária. O presente texto pretende justamente evidenciar princípios de racionalidade socioeducacional congruentes com a utopia do humano em contexto de «sociedade educativa», perspectivando os desafios de profissionalidade e/ou autoridade pedagógica dos educadores sociais à luz de uma concepção ampla de ética, valorizada na sua tripla dimensão – teleológica, deontológica e prudencial. O dever de excelência que anima os processos de desenvolvimento contínuo de padrões de conduta e de disposições de carácter constitui imperativo inalienável de quem se identifica com a sua profissão e não uma imposição exterior. Neste entendimento, inscrevemos as exigências de reflexividade profissional dos educadores sociais no quadro de uma «ética de hospitalidade » assente nos valores acolhimento, responsabilidade e bondade como condição de qualificação ética e estética da acção socioeducativa.

Description

Keywords

Educação social Pedagogía social Ética Moral Deontologia Hospitalidade

Citation

BAPTISTA, Isabel - Ética e Educação Social: Interpelações de contemporaneidade. sips - Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria. ISSN 1139-1723. N.º 19 (2012), 37-49

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Asociación Iberoamericana de Pedagogía Social

CC License