Repository logo
 
Publication

Biblioteca escolar e desenvolvimento da escola : relatório de atividade profissional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorAraújo, Joaquim Machado de
dc.contributor.authorMarques, Maria Teresa da Gama
dc.date.accessioned2014-03-20T16:00:19Z
dc.date.available2014-03-20T16:00:19Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractNeste Relatório de Atividade Profissional pretende-se refletir sobre o papel da Biblioteca Escolar, enquanto serviço técnico-pedagógico e o seu contributo para o desenvolvimento da escola e exercício da sua autonomia. Nestes últimos quatro anos, após o processo de instalação e desenvolvimento das bibliotecas escolares, temos assistido à implementação do Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar (MABE) desenvolvido pelo Programa da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), enquanto referencial de gestão e instrumento de orientação e melhoria interna da ação desenvolvida pelas bibliotecas escolares. Mais do que a gestão e funcionamento do espaço físico, é objetivo da RBE que a ação da Biblioteca Escolar se centre, agora, na articulação com o currículo, com o desenvolvimento das diferentes literacias, com a formação de leitores e com a construção da cidadania. A criação da função do professor bibliotecário contribuiu para a institucionalização da Biblioteca Escolar. Sendo o projeto da biblioteca uma estratégia da escola para o desenvolvimento do currículo nacional e uma mais-valia para a sua autonomia cultural, pedagógica e administrativa deve ser considerado no processo de avaliação da escola.por
dc.description.abstractIn this professional activity report it is intended to think over the role of the school library, while technical and pedagogical service and its contribution to the school development and autonomy. In the last four years, after the installation process and development of school libraries, we have seen the implementation of the School Library Assessment developed by the School Library Network (SLN) as management reference and guidance tool and internal improvement of the action developed by school libraries. More than the management and operation of the physical space, the SLN’s goal is that the action of School Library focuses in conjunction with the curriculum, with the development of different literacies, with the formation of readers and the construction of citizenship . The role of librarian teacher has contributed to the institutionalization of the School Library. As library’s project is assumed as a school’s strategy for the development of the national curriculum and as an asset for its cultural, educational and administrative autonomy, it must be considered in the school‘s assessment process.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/13850
dc.language.isoporpor
dc.subjectBiblioteca escolarpor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectSchool librarypor
dc.subjectAutonomypor
dc.subjectOrganizational developmentpor
dc.subjectAssessmentpor
dc.titleBiblioteca escolar e desenvolvimento da escola : relatório de atividade profissionalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
13850.pdf
Size:
558.6 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: