Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.16 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A informação existente sobre os materiais e técnicas da escultura policromada portuguesa do período barroco é ainda reduzida, ainda que já tenham sido efetuados alguns estudos que incluem informação laboratorial. Apesar disso, ainda não é possível sistematizar as informações obtidas de modo a caracterizar as diferenças de fabrico entre diferentes oficinas, ou entre diferentes regiões do país. Também a informação sobre conjuntos de relicários é escassa, uma vez que subsistiram poucos conjuntos praticamente intatos em Portugal. Um desses conjuntos, pertencente ao Convento da Madre de Deus em Lisboa, é de onde procedem as obras em estudo.
Os quatro bustos-relicários, sobre os quais incide esta dissertação, são então provenientes do armário/santuário-relicário do coro-alto da Igreja da Madre de Deus, pertencentes a um conjunto de cerca de 45, e foram enquadrados na produção artística portuguesa do século XVII.
O desejo de desenvolver este estudo deveu-se ao facto de as obras pertencerem a um dos poucos conjuntos que subsistem na sua quase totalidade, por não existirem informações sobre as mesmas, pela sua qualidade técnica e pelo seu mau estado de conservação. Deste modo, o objetivo principal deste trabalho foi, para além de realizar a intervenção de conservação e restauro, o de contribuir com o estudo iconográfico das obras e disponibilizar mais resultados analíticos para o estudo da policromia barroca portuguesa.
Uma vez que não se conhece qualquer tipo de documentação sobre estes bustos-relicários, enquadraram-se as obras no período barroco, com alguma influência maneirista em duas delas, através da observação e análise dos motivos e técnicas decorativas. Foram recolhidas amostras da policromia que foram observadas por microscopia ótica, para observação dos cortes estratigráficos, e submetidas a análises por Microespectroscopia de Infravermelhos com Transformada de Fourier (micro-FTIR), Microscopia Eletrónica de Varrimento com Espectrometria de Raios-X Dispersiva de Energia (SEM-EDS) e testes microquímicos para conhecer a composição dos materiais utilizados. Os resultados da análise técnica e material coincidem com o que se sabe sobre as práticas correntes na época.
O estado de degradação das obras, mais avançado numas do que noutras, evidenciava o resultado da exposição a variações intensas de humidade relativa e temperatura e ao ataque de insetos xilófagos. O estado das superfícies nas áreas das carnações denotava possíveis tentativas de limpeza com produtos que terão solubilizado o aglutinante, resultando na lixiviação dessas superfícies cromáticas.
Em suma, através do estudo realizado procurou-se perceber o modo como os quatro bustos-relicários se integram no contexto da produção artística desenvolvida para o Convento da Madre de Deus, e sua caracterização técnica e material, contribuindo-se assim para um maior conhecimento sobre as obras artísticas inseridas no armário/santuário-relicário barroco de onde provêm.
Description
Keywords
Bustos-relicários Madre de Deus Século XVII Barroco Policromia Conservação e restauro