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- Na rota das comunidades reflexivas : um estudo de caso no âmbito do departamento de portuguêsPublication . Santos, Cristina Cândida Lopes de Sousa Morais; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasA relação entre o desenvolvimento profissional docente e a reflexão na ação e sobre a ação prática tem sido referenciada por vários autores. De mero executor do currículo prescrito pelo Ministério, manietado por manuais escolares, o professor deverá assumir, hoje, o papel de investigador que reflete sobre as suas experiências de aprendizagem formais e informais, contribuindo para a qualidade do seu desempenho e consequente satisfação pessoal. Este processo contínuo de autoformação e crescimento ocorre em contextos formais que envolvem tanto a partilha e discussão de ideias acerca da prática de ensino como a reflexão centrada na sua praxis ou na dos seus colegas. Uma comunidade reflexiva de professores gera profissionais construtores e críticos que ousam experiências concretas, abordagens inovadoras nas suas aulas com reflexos significativos na motivação e nas aprendizagens dos alunos. Com efeito, a gestão da motivação é determinante para a formação de alunos criativos e comprometidos, e da mesma forma a manutenção de níveis motivacionais elevados favorece a qualidade do ensino aprendizagem. Neste processo bilateral, professores e alunos partilham responsabilidades e decisões em alternância democrática. O enquadramento teórico centra-se numa revisão da literatura sobre o professor reflexivo e na abordagem de um conjunto de conceitos dos quais se distinguem, o individualismo/isolamento na profissão docente, a metodologia tradicional em oposição à metodologia dialética e as culturas profissionais docentes. De igual modo, são abordados conceitos relativos à cultura de colaboração, colegialidade e cooperação, à construção da identidade profissional dos professores e à diversidade das tipologias de trabalho. O estudo empírico teve enfoque na fundamentação do desenho metodológico traçado a partir da natureza da investigação, ou seja, um estudo de caso. Seguem-se as conclusões e as respostas às questões investigativas postuladas. Neste sentido, foi possível identificar a gramática das práticas pedagógicas de um grupo de professoras de português, sustentadas pelas razões empíricas, motivos e perceções de cada uma. Não menos relevantes foram as informações recolhidas junto dos alunos, desta feita, baseadas nas interpretações individuais acerca das metodologias praticadas em sala de aula pelas respetivas professoras. A partir da investigação efetuada, acredita-se que o trabalho colaborativo associado a práticas sistemáticas de reflexão partilhada com alunos permite a reorientação da ação pedagógica. Este paradigma tem como finalidade formar cidadãos que sabem ser, que sabem estar, que gostam de aprender e, que, consequentemente, obtém melhores resultados, encontrando na escola momentos de felicidade.
- A importância da comunicação interna para o compromisso e reforço da cultura nas organizações : estudo de caso : a Central + TV da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A.Publication . Peixinho, Jessica Marina Almeida; Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartQualquer organização ou empresa, em última instância, tem em vista o sucesso, independentemente da sua área de atuação. Cada vez mais, a Comunicação Interna (CI) é vista como uma estratégia de gestão, contribuindo para manter os colaboradores alinhados com os objetivos da organização a fim de marcar a diferença num mercado global e competitivo. O compromisso dos colaboradores e a cultura organizacional são dois dos conceitos que podem contribuir para atingir o sucesso que as empresas ambicionam. Para além de abordar a importância da CI nas organizações, este estudo pretende dar visibilidade sobre os diversos meios utilizados para disseminar informações internamente, tendo como principal foco e, simultaneamente, como objeto de estudo, a Central+ TV, televisão corporativa da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A.. Finalmente, pretende demonstrar-se de que forma é que a Central+ TV coopera no reforço do compromisso e da cultura organizacionais da empresa. Os principais resultados do estudo de caso vieram confirmar as hipóteses formuladas nesta investigação. Por um lado, constatou-se que a Comunicação Interna é vista e tida pelos colaboradores como uma área importante para a organização; por outro, depreende-se que através dos meios de Comunicação Interna, especificamente da televisão corporativa e dos seus conteúdos é possível contribuir para o compromisso e reforço da cultura, corroborando assim os objetivos propostos neste relatório de estágio.
- Intervenção de conservação e restauro e estudo de quatro bustos-relicários da Igreja da Madre de DeusPublication . Cunha, Diana Teixeira dos Santos; Barata, Carolina Sofia Sarrazola; Pais, Alexandre NobreA informação existente sobre os materiais e técnicas da escultura policromada portuguesa do período barroco é ainda reduzida, ainda que já tenham sido efetuados alguns estudos que incluem informação laboratorial. Apesar disso, ainda não é possível sistematizar as informações obtidas de modo a caracterizar as diferenças de fabrico entre diferentes oficinas, ou entre diferentes regiões do país. Também a informação sobre conjuntos de relicários é escassa, uma vez que subsistiram poucos conjuntos praticamente intatos em Portugal. Um desses conjuntos, pertencente ao Convento da Madre de Deus em Lisboa, é de onde procedem as obras em estudo. Os quatro bustos-relicários, sobre os quais incide esta dissertação, são então provenientes do armário/santuário-relicário do coro-alto da Igreja da Madre de Deus, pertencentes a um conjunto de cerca de 45, e foram enquadrados na produção artística portuguesa do século XVII. O desejo de desenvolver este estudo deveu-se ao facto de as obras pertencerem a um dos poucos conjuntos que subsistem na sua quase totalidade, por não existirem informações sobre as mesmas, pela sua qualidade técnica e pelo seu mau estado de conservação. Deste modo, o objetivo principal deste trabalho foi, para além de realizar a intervenção de conservação e restauro, o de contribuir com o estudo iconográfico das obras e disponibilizar mais resultados analíticos para o estudo da policromia barroca portuguesa. Uma vez que não se conhece qualquer tipo de documentação sobre estes bustos-relicários, enquadraram-se as obras no período barroco, com alguma influência maneirista em duas delas, através da observação e análise dos motivos e técnicas decorativas. Foram recolhidas amostras da policromia que foram observadas por microscopia ótica, para observação dos cortes estratigráficos, e submetidas a análises por Microespectroscopia de Infravermelhos com Transformada de Fourier (micro-FTIR), Microscopia Eletrónica de Varrimento com Espectrometria de Raios-X Dispersiva de Energia (SEM-EDS) e testes microquímicos para conhecer a composição dos materiais utilizados. Os resultados da análise técnica e material coincidem com o que se sabe sobre as práticas correntes na época. O estado de degradação das obras, mais avançado numas do que noutras, evidenciava o resultado da exposição a variações intensas de humidade relativa e temperatura e ao ataque de insetos xilófagos. O estado das superfícies nas áreas das carnações denotava possíveis tentativas de limpeza com produtos que terão solubilizado o aglutinante, resultando na lixiviação dessas superfícies cromáticas. Em suma, através do estudo realizado procurou-se perceber o modo como os quatro bustos-relicários se integram no contexto da produção artística desenvolvida para o Convento da Madre de Deus, e sua caracterização técnica e material, contribuindo-se assim para um maior conhecimento sobre as obras artísticas inseridas no armário/santuário-relicário barroco de onde provêm.
- Aplicação do lean ao processo de submissão de candidaturas ao Programa Horizonte 2020Publication . Pereira, Rui Miguel Pacheco Lousa; Julião, Jorge Manuel SoaresO presente Trabalho Final de Mestrado aborda o tema de implementação da filosofia Lean na Consultora de Inovação Portuguesa, Inova+, mais concretamente no departamento de Cooperação Internacional na subárea do Horizonte 2020. Esta filosofia de gestão desenvolvida na indústria automóvel, e agora amplamente utilizada nos setores industrial e serviços, tem como princípio básico a eliminação de qualquer fonte de desperdício e a identificação de oportunidades de melhoria no processo. Desde inícios do ano 2000, a filosofia Lean começou a ser adaptada e implementada no setor dos serviços, sendo atualmente, um dos setores onde a sua adoção é mais intensa: existem muitos exemplos de aplicação filosofia Lean na área dos serviços de saúde, em instituições governamentais, no setor financeiro, em bancos e seguradoras, entre outros. No entanto, a aplicação em empresas de consultoria empresarial ou de inovação não é comum. Esta dissertação tem como principal objetivo propor um conjunto de medidas baseadas na filosofia Lean, , que permitam aumentar a produtividade da empresa em termos de recursos humanos e tempo, e que conduzam a um aumento da qualidade do serviço. Para atingir este objetivo, procurou-se identificar as principais fontes de desperdício no sentido de os minimizar ou eliminar, recorrendo a ferramentas e técnicas como os 5S, 5S Digitais, o Value Stream Mapping, o Controlo Visual e o Poka-Yoke. Através da aplicação de ferramentas Lean no Departamento de Cooperação Internacional foi possível propor um plano de ação que se espera que a empresa adote no futuro. A proposta de melhoria inclui ações que vão desde a formação dos recursos humanos na filosofia Lean até à eliminação de diversos tipos de desperdícios através dos 5S digitais. Os resultados da implementação destas propostas são somente indicativos, constituindo, portanto, resultados esperados, uma vez que não foi possível acompanhar a sua implementação, constituindo esta uma limitação deste estudo. No entanto a Inova+ fica com um plano bem definido de como pode melhorar as suas operações.
- Promoção da leitura e da escrita no pré-escolar : prevenção das dificuldades de aprendizagemPublication . Magalhães, Cristina Maria Lemos; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daHoje, sabe-se que as crianças antes do ensino formal da leitura e da escrita possuem um grande número de conhecimentos, de conceitos, e de representações sobre a tarefa de ler. Tal conhecimento resulta das situações vivenciadas que lhe proporcionaram oportunidades de pensar sobre a linguagem escrita e sobre as relações entre o oral e o escrito. Foi nossa preocupação, alertar para a necessidade que os educadores/professores do ensino regular e os docentes do ensino especial têm de conhecer melhor a investigação sobre as Dificuldades de Aprendizagem (DA) e sobre a Dislexia, para que assim possam promover práticas mais adequadas que respondam às reais necessidades das suas crianças e para que consigam efetivamente ensiná-las da forma como elas aprendem melhor. Salienta-se a importância do ensino pré-escolar e o papel do educador. Partindo do conceito de nome próprio, definem-se algumas propostas de intervenção que visam promover o desenvolvimento dos conceitos acerca da linguagem escrita e apresentam-se algumas sugestões para a intervenção e prática pedagógica. Damos alguma ênfase ao percurso profissional e académico, bem como à formação contínua realizada, particularmente a que diz respeito aos anos em que lecionamos com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e é ainda feito um resumo relativo à nossa experiência profissional. Por fim, relata-se uma experiência pedagógica para nós significativa, vivida ao longo do nosso percurso profissional, que consistiu num projeto realizado, tendo em vista o desenvolvimento da leitura e da escrita e a inclusão.