Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A escola e a família: reflexões sobre uma relação necessária e intemporal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
20610376.pdf352.64 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A escola e a família cruzam abundantemente os desígnios e os objetivos centrais da sua ação e intervenção na comunidade educativa. Esta relação, mais do que necessária, passa a ser declaradamente intemporal, não só no que respeita ao envolvimento de ambos, mas também no que concerne à adoção de medidas e estratégias decorrentes da realidade observada num processo sempre complexo que é o ato de educar alguém. O presente artigo tem por objetivo demonstrar que a família assume uma preparação prévia, continuada e complementar à escola, enquanto a escola se assume como o local onde, por excelência, se reforçam e complementam saberes, atitudes, valores e competências. A união de esforços e a relação interinstitucional reforça e não prejudica a identidade de cada um destes parceiros profundamente relacionados. Apresentando o quadro normativo, pretende-se, por fim, refletir sobre o caminho a percorrer para um envolvimento pleno e desejável entre os pares.
The school and the family abundantly cross the central objectives and plans of their action and intervention in the educational community. This relationship more than necessary is now reportedly timeless, not only regarding the involvement of both within but also when it comes to the adoption of measures and strategies arising from the reality observed in a process always complex that is the act of educating someone. This article aims to show that the family assumes a previous preparation, continuous and complementary to school, while the school is assumed as the place where, par excellence, reinforce and complement knowledge, attitudes, values, and skills. The union of efforts and inter-institutional relationship strengthens and does not affect the identity of each of these deeply related partners. Therefore, with the framework, it is intended to finally reflect on the way to go for full involvement and desirable between the pairs.

Description

Keywords

Educação Relação escola - família Envolvimento parental Education Relationship school - family Parental involvement

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue