Repository logo
 
Publication

A escola e a família: reflexões sobre uma relação necessária e intemporal

dc.contributor.authorMorgado, Elsa Maria Gabriel
dc.contributor.authorRodrigues, João Bartolomeu
dc.contributor.authorSilva, Levi Leonido Fernandes da
dc.date.accessioned2021-03-20T17:55:16Z
dc.date.available2021-03-20T17:55:16Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA escola e a família cruzam abundantemente os desígnios e os objetivos centrais da sua ação e intervenção na comunidade educativa. Esta relação, mais do que necessária, passa a ser declaradamente intemporal, não só no que respeita ao envolvimento de ambos, mas também no que concerne à adoção de medidas e estratégias decorrentes da realidade observada num processo sempre complexo que é o ato de educar alguém. O presente artigo tem por objetivo demonstrar que a família assume uma preparação prévia, continuada e complementar à escola, enquanto a escola se assume como o local onde, por excelência, se reforçam e complementam saberes, atitudes, valores e competências. A união de esforços e a relação interinstitucional reforça e não prejudica a identidade de cada um destes parceiros profundamente relacionados. Apresentando o quadro normativo, pretende-se, por fim, refletir sobre o caminho a percorrer para um envolvimento pleno e desejável entre os pares.pt_PT
dc.description.abstractThe school and the family abundantly cross the central objectives and plans of their action and intervention in the educational community. This relationship more than necessary is now reportedly timeless, not only regarding the involvement of both within but also when it comes to the adoption of measures and strategies arising from the reality observed in a process always complex that is the act of educating someone. This article aims to show that the family assumes a previous preparation, continuous and complementary to school, while the school is assumed as the place where, par excellence, reinforce and complement knowledge, attitudes, values, and skills. The union of efforts and inter-institutional relationship strengthens and does not affect the identity of each of these deeply related partners. Therefore, with the framework, it is intended to finally reflect on the way to go for full involvement and desirable between the pairs.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.14571/brajets.v13.n1.57-65pt_PT
dc.identifier.issn2316-9907
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/32303
dc.identifier.wos000521832900005
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectRelação escola - famíliapt_PT
dc.subjectEnvolvimento parentalpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectRelationship school - familypt_PT
dc.subjectParental involvementpt_PT
dc.titleA escola e a família: reflexões sobre uma relação necessária e intemporalpt_PT
dc.title.alternativeSchool and family: reflections on a necessary and timeless relationshippt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage65pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage57pt_PT
oaire.citation.titleCadernos Educação Tecnologia e Sociedadept_PT
oaire.citation.volume13pt_PT
person.familyNameMorgado
person.familyNameLeonido
person.givenNameElsa
person.givenNameLevi
person.identifier.ciencia-idD018-8A4E-AD57
person.identifier.ciencia-id011A-B183-2865
person.identifier.orcid0000-0002-3653-7876
person.identifier.orcid0000-0001-6603-034X
person.identifier.ridAAF-8585-2019
person.identifier.scopus-author-id57194470474
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9975afc5-1b50-42a6-99f5-6044cd288e35
relation.isAuthorOfPublication15514871-df6e-4764-800b-53b63785dc11
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery15514871-df6e-4764-800b-53b63785dc11

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
20610376.pdf
Size:
352.64 KB
Format:
Adobe Portable Document Format