Publication
A robótica no apoio a inclusão de alunos com NEE
dc.contributor.author | Leite, Teresa | |
dc.contributor.author | Nunes, Clarisse | |
dc.contributor.author | Encarnação, Pedro | |
dc.contributor.author | Ponte, Margarida Nunes | |
dc.contributor.author | Silva, Mónica | |
dc.date.accessioned | 2021-06-22T09:52:25Z | |
dc.date.available | 2021-06-22T09:52:25Z | |
dc.date.issued | 2016-08-01 | |
dc.description.abstract | O estudo apresenta as perceções dos docentes do ensino regular (DER) e de educação especial (DEE) face ao uso de robôs em salas de aula por crianças com limitações na manipulação e comunicação, no âmbito do projeto Using Assistive Robots to Promote Inclusive Education (UARPIE). Foram desenvolvidos dois sistemas robóticos: um físico e outro virtual, cujos comandos foram integrados no sistema de comunicação utilizados pelas crianças participantes no estudo. Os sistemas usados permitiram às crianças a manipulação de objetos de aprendizagem e a comunicação enquanto realizavam atividades de português, matemática e estudo do meio. Cada criança participou em três sessões orientadas pelos respetivos docentes. A recolha de dados implicou, entre outros, a realização de entrevistas iniciais e finais aos docentes. Os docentes consideraram positivo o uso deste recurso, mas não se sentiam totalmente preparados para o utilizarem sem apoio externo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.1111/1471-3802.12273 | pt_PT |
dc.identifier.eid | 84991467057 | |
dc.identifier.issn | 1471-3802 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/33822 | |
dc.identifier.wos | 000381283800016 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Inclusão de alunos com NEE | pt_PT |
dc.subject | Manipulação e comunicação | pt_PT |
dc.subject | Utilização do sistema robótico | pt_PT |
dc.title | A robótica no apoio a inclusão de alunos com NEE | pt_PT |
dc.title.alternative | Robotics in supporting the inclusion of students with SEN | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 110 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 106 | pt_PT |
oaire.citation.title | Journal of Research in Special Educational Needs | pt_PT |
oaire.citation.volume | 16 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1