Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A robótica no apoio a inclusão de alunos com NEE

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
20395645.pdf1.3 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O estudo apresenta as perceções dos docentes do ensino regular (DER) e de educação especial (DEE) face ao uso de robôs em salas de aula por crianças com limitações na manipulação e comunicação, no âmbito do projeto Using Assistive Robots to Promote Inclusive Education (UARPIE). Foram desenvolvidos dois sistemas robóticos: um físico e outro virtual, cujos comandos foram integrados no sistema de comunicação utilizados pelas crianças participantes no estudo. Os sistemas usados permitiram às crianças a manipulação de objetos de aprendizagem e a comunicação enquanto realizavam atividades de português, matemática e estudo do meio. Cada criança participou em três sessões orientadas pelos respetivos docentes. A recolha de dados implicou, entre outros, a realização de entrevistas iniciais e finais aos docentes. Os docentes consideraram positivo o uso deste recurso, mas não se sentiam totalmente preparados para o utilizarem sem apoio externo.

Description

Keywords

Inclusão de alunos com NEE Manipulação e comunicação Utilização do sistema robótico

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue