Publication
Os cursos profissionais nas escolas públicas : o perfil dos alunos e as práticas pedagógicas
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Célia dos Prazeres | |
dc.contributor.author | Esteves, Susete Maria Soares | |
dc.date.accessioned | 2016-01-21T10:47:41Z | |
dc.date.available | 2016-01-21T10:47:41Z | |
dc.date.issued | 2015-05-21 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description.abstract | A expansão significativa, na última década, dos cursos profissionais como oferta educativa nas escolas públicas tem suscitado algum desconforto. Por um lado, os alunos que frequentam esta modalidade de ensino apresentam, na sua maioria, baixos índices de interesse e motivação pelo estudo. Por outro, os docentes mostram-se resistentes em adequar as práticas pedagógicas a este grupo de jovens. A investigação desenvolvida teve como objetivo principal analisar o perfil e a trajetória escolar dos alunos, assim como as práticas pedagógicas docentes desenvolvidas em dois contextos escolares geográficos distintos, numa zona rural e num grande centro urbano. Utilizámos uma metodologia de natureza mista, com questionários aplicados a 117 alunos e entrevistas semiestruturadas efetuadas a 4 docentes. As conclusões obtidas evidenciam que o perfil dos alunos é influenciado pelo ambiente social onde estão inseridos, nomeadamente pelas caraterísticas económicas, culturais e sociais da família. As caraterísticas individuais dos jovens, o grau de empenhamento e interesse, são também fatores passíveis de influenciar as suas atitudes perante a escola. De um modo geral, os alunos que frequentam cursos profissionais descendem de famílias com baixos níveis económicos e culturais, evidenciam um percurso escolar marcado pelo insucesso e mostram-se pouco motivados para o estudo. Quanto às práticas pedagógicas, constatámos que os docentes ainda desenvolvem um trabalho muito voltado para si próprios. Contudo, reconheceram que um trabalho reflexivo e colaborativo influencia positivamente as práticas docentes. Para reverter o panorama atual nesta modalidade de ensino, é imperativo a renovação e adequação das práticas pedagógicas ao perfil de cada aluno e, ao mesmo tempo, o incentivo e reforço das suas aptidões, para a obtenção do sucesso escolar. | pt_PT |
dc.description.abstract | The significant expansion, in the last decade, of vocational courses as an educational offer in public schools has caused some discomfort. On the one hand, students who attend this type of education have, for the most part, low levels of interest and motivation for studying. Secondly, teachers show some resistance in adapting pedagogical practices for this group of young people. The research carried out was aimed to analyze the students’ profile and their journey through school as well as teachers pedagogical practices carried out in two distinct geographic school contexts, in a rural area and a large urban centre. We used a mixed methodology, with questionnaires given to 117 students and semi-structured interviews carried out on 4 teachers. The conclusions show that the students’ profile is influenced by the social environment where they live, including the economic, cultural and social characteristics of the family. The individual characteristics of young people, the degree of commitment and interest, are also factors that can influence their attitudes towards school. In general, the students who attend vocational courses, who come from families with low economic and cultural levels, exhibit a school career marked by failure and little motivation for studying. As for pedagogical practices, we found that teachers also develop work that is very focused on themselves. However, they recognized that work that is reflective and collaborative positively influence teaching practices. To reverse the current situation in this type of education, it is imperative that pedagogical practices are renewed and adapted to each students’ profile and at the same time, encourage and strengthen their skills, to achieve academic success. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201703696 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/18973 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Cursos profissionais | pt_PT |
dc.subject | Perfil dos alunos | pt_PT |
dc.subject | Insucesso escolar | pt_PT |
dc.subject | Abandono escolar | pt_PT |
dc.subject | Escola reflexiva | pt_PT |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Professional courses | pt_PT |
dc.subject | Student profile | pt_PT |
dc.subject | Academic failure | pt_PT |
dc.subject | School dropouts | pt_PT |
dc.subject | Reflective school | pt_PT |
dc.subject | Teaching practices | pt_PT |
dc.title | Os cursos profissionais nas escolas públicas : o perfil dos alunos e as práticas pedagógicas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação |