Repository logo
 
Publication

Função-monstro e o cinema

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorCoutinho, Vânia Maria
dc.contributor.authorChagas, Beatriz Rodrigues
dc.date.accessioned2023-04-13T10:44:18Z
dc.date.available2023-04-13T10:44:18Z
dc.date.issued2022-12-09
dc.date.submitted2022-07
dc.description.abstractSegundo a lógica da globalização, todos somos participantes e a vitória é daqueles que conseguem ocupar posições centrais. A problemática desta circunstância consiste, não exclusivamente, na imposição da participação de todas as entidades e de estratégias de atuação que aderem a mecanismos universalistas e de diferenciação. Esta dissertação propõe pensar em monstro como conceito que partilha da condição de outro subversivo e revela a rigidez estrutural de mundos atuais – visto traçar os seus limites internos. Por consequência, tentamos provar que monstro agrega qualidades capacitantes para a construção de novos mundos, preferencialmente mundos que dispensem discursos hegemónicos. A pertinência de monstro na presente investigação surge, precisamente, do cinema enquanto meio produtor de mundos e gerador de existências monstruosas. Como tal, o esboço de uma função de monstruosidade, necessária para possibilitar monstro, é executado e atualizado sobretudo a partir de exemplos do cinema e também da aferição das potencialidades do próprio cinema para ser monstro.pt_PT
dc.description.abstractAccording to the logic of globalization, we are all participants and victorious are the ones who manage to take up central positions. The problem of this circumstance consists, not exclusively, in the imposition of the participation of all entities and of the strategic agencies that adhere to universalist and differentiation mechanisms. This dissertation proposes to think of monster as a concept that shares the condition of a subversive other and reveals the structural rigidity of current worlds – given that it establishes those worlds’ internal limits. Consequently, we try to prove that monster gathers enabling qualities for the construction of new worlds, preferably worlds that dismiss hegemonic discourses. The relevance of monster in the present investigation arises, precisely, from cinema as a means of producing worlds and generating monstrous existences. As such, the outline of a monstrosity function, necessary to make monster possible, is executed and updated mainly from examples of cinema and also from the assessment of the potential of cinema itself to be monster.pt_PT
dc.identifier.tid203223810pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/40809
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMonstropt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectHegemoniapt_PT
dc.subjectMundopt_PT
dc.subjectFunçãopt_PT
dc.titleFunção-monstro e o cinemapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Cinemapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203223810.pdf
Size:
9.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: