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- A minha casa tem muitas janelasPublication . Henriques, Leonor Faria; Gomes, Sahra Ursula KunzEste relatório apresenta uma descrição do processo da realização do episódio piloto e da criação do conceito da série de animação 2D digital A Minha Casa tem Muitas Janelas. Este projeto foi realizado no âmbito da conclusão do Mestrado em Som e Imagem com especialização em Animação. Este documento começa por descrever os principais objetivos e as motivações que levaram à criação deste projeto. De seguida, apresenta-se uma descrição da série criada para conseguir concretizar os objetivos pretendidos. Além disso, apresenta-se também uma breve sinopse do episódio piloto já desenvolvido, intitulado “Dona Madalena”. Após isto, serão apresentadas as referências que influenciaram a narrativa e o estilo visual quer da série, quer do episódio produzido durante este ano letivo 2021/2022. Além disso, serão apresentadas as metodologias utilizadas para concretizar este projeto e os cronogramas para ele. Na terceira fase deste relatório, conta-se o processo da realização do trabalho com mais pormenor, dividindo-o em três fases de produção. Na pré-produção, descreve-se as ideias iniciais para o trabalho, o contexto da origem da ideia escolhida, a criação da narrativa, personagens, escrita de argumento, realização do storyboard e do animatic e os apresentam-se os desenhos de concept art. A seguinte fase é a da produção que explica como foi feito trabalho de animação e concretização prática do episódio piloto. Quanto à pós-produção, incluí todo o processo de correção, edição, montagem e divulgação do projeto. A última parte deste relatório apresenta uma reflexão sobre o processo da concretização do projeto, as aprendizagens feitas e os problemas que surgiram ao longo do ano. Finalmente, este documento apresenta uma descrição de todo trabalho desenvolvido para conseguir, incluindo imagens que mostram todo o processo.
- Fome de figosPublication . Silva, Clarisse Andreia Gomes da; Gomes, Sahra Ursula KunzO relatório deste projeto tem como objetivo explicar o processo de criação da curta-metragem de animação intitulada “Fome de Figos”, a partir da análise de todo o processo de construção, desde a ideia inicial até ao desenvolvimento final deste projeto. Assim sendo, falar-se-á do seu contexto artístico, a partir da representação da animação digital e tradicional, como também haverá uma introdução do tema escolhido (pobreza em Portugal durante a ditadura de Salazar), onde se abordará a história desenvolvida para esta curta-metragem. No final, este relatório abrangerá um resumo de todo o trabalho desenvolvido ao longo do processo de criação da animação “Fome de figos”, no qual se explicarão as etapas de realização até se obter o produto final.
- Recycling of marine aquaculture wastewater using a microalgae-bacterial granular sludge systemPublication . Oliveira, Ana S.; Alves, Marta; Leitão, Frederico; Tacão, Marta; Henriques, Isabel; Castro, Paula M. L.; Amorim, Catarina L.Aquaculture has become the fastest growing animal food-producing sector. In a near future, an intensification of the aquaculture practices is expected to cope with the ever-increasing fish demand. However, for land-based aquaculture farms, this growth implies the capture of higher water volumes from nearby water bodies and, consequently, the discharge of higher volumes of wastewater, containing organic carbon, nutrients, and often recalcitrant pollutants (e.g. pharmaceuticals). The expansion of the land-based aquaculture sector is currently offset due to the lack of space and water supplies, but also due to environmental concerns. Therefore, there is a need for innovative wastewater treatment systems able to reduce energy input, to improve resource use and to reduce the environmental impact. In the present study, microalgae-bacterial granules were developed from a phototrophic microbial consortium autochthonous to the water streams of a marine aquaculture facility. The granular biomass was able to efficiently treat marine aquaculture streams, even when sporadically the antibiotic florfenicol was present, with pollutant reaching levels that allowed water recirculation in fish farms. The ammonium, nitrite, and nitrate concentrations in the treated effluents were below the toxicity limits for marine fish and, the dissolved oxygen levels were within the ideal range for water recirculation. The granules microbial community was dynamic and, its structure was susceptible and adaptable to the changing operational reactor conditions such as the presence of the antibiotic florfenicol. The microbial diversity and functional redundancy within the microbial community seemed to be crucial for the adaptability of the system to the stressors presence. Th symbiosis established between microalgae and bacteria within granules allowed for the effective and environmentally sustainable treatment of marine aquaculture wastewater.
- Agostinho, Pastor e PregadorPublication . Fernandes, Luís António Silva; Lamelas, Isidro PereiraA nossa dissertação pretende abordar Agostinho na sua atividade mais persistente e quase quotidiana: «a pregação». O pastor de Hipona, ao longo dos anos da sua vida de presbítero e bispo, foi e é um modelo de pregador. Propomo-nos verificar porquê e como, focando-nos na leitura dos seus “Sermões ao Povo”. A partir da leitura mais atenta de alguns Sermões e de outros textos de Agostinho, desenvolveremos o nosso trabalho em três capítulos. No primeiro, falaremos da vida do Santo de Hipona, destacando o processo da sua conversão e os principais confrontos com pelagianos, maniqueus e donatismo; a sua ação pastoral na Igreja local, africana e universal, o papel do bispo ou do pastor; o lugar da Sagrada Escritura na forma como ele assumiu e percebeu os seus encargos episcopais. No segundo capítulo falaremos dos sermões enquanto tais. Onde a Sagrada Escritura ocupa um lugar central, particularmente no contexto da liturgia. Daremos especial atenção aos sábios conselhos propostos aos pastores, nas suas tarefas da pregação, a partir de sua obra De doctrina christiana, com o intuito de ensinar, convencer e converter. Por último, o nosso terceiro, falaremos de Agostinho como modelo de pastor, prestando atenção ao seu agir pastoral no dia-dia, na pregação, na liturgia e no cuidado aos mais necessitados.
- Floating wetland islands to support biodiversity promotion in a freshwater pondPublication . Calheiros, C. S. C.; IIarri, M.; Castro, P. M. L.; Pereira, S. I. A.
- Os motivos que levam as pessoas a verem séries televisivas compulsivamente e a sua relação com a solidãoPublication . Vaz, Maria Beatriz Garcia Beleza; Leite, Ângela Maria TeixeiraA motivação para a utilização excessiva de conteúdos audiovisuais, como a visualização de séries televisivas ou filmes, não é um fenómeno novo. Todavia, este fenómeno ganhou recentemente mais relevância, nomeadamente, com o crescimento de plataformas de streaming. Assim, o tema deste estudo consiste em compreender os motivos que levam as pessoas a verem séries televisivas compulsivamente e a sua relação com a solidão, sendo que os objetivos específicos incluíram compreender as diferenças nas motivações para verem séries televisivas em função das variáveis sociodemográficas; averiguar as diferenças nas motivações para verem séries televisivas de acordo com o tipo e a natureza das séries e estabelecer uma relação entre os motivos que levam as pessoas a verem séries televisivas e a solidão. Foi realizado um estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e um questionário relativo ao visionamento de séries (construídos para o efeito); uma adaptação portuguesa da escala Revised UCLA Loneliness Scale e o Watching TV Series Motives Questionnaire original. Os resultados obtidos mostraram que as principais motivações para o visionamento compulsivo das séries televisivas foram o Enriquecimento Cultural e o Aperfeiçoamento Emocional; as séries de ação são as que mais se destacaram no visionamento, contudo, a maioria da amostra selecionada preferiu a visualização de séries tranquilizadoras; as séries de drama foram as únicas que não apresentaram diferenças estatisticamente significativas quanto à diferenciação e à sua natureza (estimuladoras ou tranquilizadoras). Além disso, verificou-se uma relação positiva significativa entre o visionamento excessivo de séries televisivas e a solidão. Concluindo, aspetos culturais e emocionais estão na base da motivação para o visionamento compulsivo de séries, estando este comportamento associado a níveis elevados de solidão.
- O manual na aula de PLE e os desafios culturais da sua utilizaçãoPublication . Chin, Cho Weng; Melo, António Maria MartinsO presente trabalho enquadra-se no âmbito do mestrado em Português Língua Estrangeira/ Língua Segunda. Com base neste trabalho, fizemos a análise do uso do manual de Português Língua Estrangeira de nível de iniciação no contexto escolar secundário de Macau, o qual é produzido pelo Centro de Difusão de Línguas de Macau. O contexto de referência para este relatório é o contexto do ensino e aprendizagem do português em Macau, com enfoque em duas perspetivas: docente e aluno. Além de descrever a situação da aprendizagem PLE em Macau, juntamos as características principais da situação linguística da cidade. Também descrevemos brevemente a história do ensino de português em Macau. Depois, discutimos o manual de PLE em Macau, tanto o seu uso como a sua importância em contexto do território. Constatamos que, após uma série de unidades didáticas lecionadas no estágio pedagógico, é visível a necessidade de utilizar e de reelaborar o manual de PLE de nível básico, bem assim redifinir o papel do professor no ensino de língua portuguesa como língua estrangeira.
- Um percurso de desenvolvimento de competênciasPublication . Silva, Filipa Tavares da; Ferreira, Maria Amélia DiasNo âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Universidade Católica Portuguesa, foi solicitada a elaboração de um relatório. O presente relatório procura descrever e refletir sobre o meu desempenho e processo de aprendizagem efetuado nos estágios realizados, quer no âmbito da enfermagem especializada, quer no desenvolvimento de competências académicas. A capacidade de mobilizar a evidência científica para a prática de modo a prestar melhores cuidados e com qualidade, a capacidade de tomar decisões clínicas diferenciadas, bem como a aquisição de competências na área da pessoa em situação critica foram uma constante ao longo dos estágios. O trabalho engloba os contributos deixados nos locais de estágio como a realização de um folheto informativo sobre os ensinos da técnica inalatória no serviço de urgência e uma revisão integrativa da literatura sobre as práticas forenses do enfermeiro no extra-hospitalar. O documento envolve uma primeira parte relativa à caracterização do contexto de estágio, de forma a integrar e conhecer as dinâmicas organizacionais e funcionais dos locais de estágio e uma segunda parte em que se analisa e se reflete sobre as experiências e atividades desenvolvidas, bem como as competências adquiridas a partir dos objetivos previamente traçados. A metodologia utilizada baseia-se numa metodologia descritiva e analítico-reflexiva.
- Função-monstro e o cinemaPublication . Chagas, Beatriz Rodrigues; Coutinho, Vânia MariaSegundo a lógica da globalização, todos somos participantes e a vitória é daqueles que conseguem ocupar posições centrais. A problemática desta circunstância consiste, não exclusivamente, na imposição da participação de todas as entidades e de estratégias de atuação que aderem a mecanismos universalistas e de diferenciação. Esta dissertação propõe pensar em monstro como conceito que partilha da condição de outro subversivo e revela a rigidez estrutural de mundos atuais – visto traçar os seus limites internos. Por consequência, tentamos provar que monstro agrega qualidades capacitantes para a construção de novos mundos, preferencialmente mundos que dispensem discursos hegemónicos. A pertinência de monstro na presente investigação surge, precisamente, do cinema enquanto meio produtor de mundos e gerador de existências monstruosas. Como tal, o esboço de uma função de monstruosidade, necessária para possibilitar monstro, é executado e atualizado sobretudo a partir de exemplos do cinema e também da aferição das potencialidades do próprio cinema para ser monstro.
- O funcionamento executivo em crianças na idade pré-escolar de diferentes níveis socioeconómicosPublication . Raposo, Maria Madalena de Sousa de Macedo; Nunes, Maria Vânia Silva; Rato, Joana Maria RodriguesEnquadramento Teórico: As Funções Executivas são um conjunto de funções cognitivas associadas à organização e ao planeamento, e responsáveis pelos comportamentos direcionados a objetivos. O seu desenvolvimento é essencial para um funcionamento saudável do ser humano ao longo da vida. Durante a infância, e acompanhando a maturação cerebral, estas capacidades começam então a surgir, parecendo ser altamente influenciadas pelo contexto socio-económico, visto que fatores como o menor rendimento familiar e menos anos de escolaridade dos progenitores podem interferir no desenvolvimento das capacidades executivas das crianças. Metodologia: A amostra é constituída por 48 crianças do pré-escolar, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos (M=4,02; DP=0,79). Foi efetuada uma avaliação neuropsicológica de diferentes componentes do funcionamento executivo. Esta avaliação incluiu o Tabuleiro de Corsi e a Memória de Dígitos, para a avaliação da memória de trabalho (MT); a Escola das Formas, para avaliação da flexibilidade cognitiva (FC) e do controlo inibitório (CI); e o Peixes e Tubarões, para avaliação do CI. Foram também recolhidas através de questionário dados relativos ao estatuto sócio- económico (ESE). As variáveis analisadas foram o Rendimento Familiar, a Escolaridade do Pai e a Escolaridade da Mãe, consideradas componentes fulcrais do ESE. Foi analisada a relação entre as variáveis relativas ao funcionamento executivo e as variáveis relativas às dimensões do ESE. Resultados: O desempenho na tarefa, Escola das Formas (FC e CI) mostrou diferenças significativas em função do Rendimento Familiar e da Escolaridade da Mãe, mas não da Escolaridade do Pai, tendo crianças inseridas em famílias com maior rendimento e com mães com maior escolaridade apresentado melhores resultados. As provas de MT (Corsi e Dígitos) e de CI (Peixes e Tubarões) não apresentaram diferenças significativas em função de qualquer variável do ESE. Discussão: Os resultados obtidos estão de acordo com a literatura, tendo os indicadores de um ESE mais alto sido associados a melhores desempenhos em provas de Funções Executivas. Ainda assim, não fica demonstrado com clareza que estas diferenças se notem em todas as componentes do FE, pois a significância estatística apenas se observou na Escola das Formas. A avaliação destas componentes é de extrema importância, uma vez que é necessária para uma intervenção precoce, nivelando as capacidades executivas das crianças.