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Os motivos que levam as pessoas a verem séries televisivas compulsivamente e a sua relação com a solidão

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Abstract(s)

A motivação para a utilização excessiva de conteúdos audiovisuais, como a visualização de séries televisivas ou filmes, não é um fenómeno novo. Todavia, este fenómeno ganhou recentemente mais relevância, nomeadamente, com o crescimento de plataformas de streaming. Assim, o tema deste estudo consiste em compreender os motivos que levam as pessoas a verem séries televisivas compulsivamente e a sua relação com a solidão, sendo que os objetivos específicos incluíram compreender as diferenças nas motivações para verem séries televisivas em função das variáveis sociodemográficas; averiguar as diferenças nas motivações para verem séries televisivas de acordo com o tipo e a natureza das séries e estabelecer uma relação entre os motivos que levam as pessoas a verem séries televisivas e a solidão. Foi realizado um estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e um questionário relativo ao visionamento de séries (construídos para o efeito); uma adaptação portuguesa da escala Revised UCLA Loneliness Scale e o Watching TV Series Motives Questionnaire original. Os resultados obtidos mostraram que as principais motivações para o visionamento compulsivo das séries televisivas foram o Enriquecimento Cultural e o Aperfeiçoamento Emocional; as séries de ação são as que mais se destacaram no visionamento, contudo, a maioria da amostra selecionada preferiu a visualização de séries tranquilizadoras; as séries de drama foram as únicas que não apresentaram diferenças estatisticamente significativas quanto à diferenciação e à sua natureza (estimuladoras ou tranquilizadoras). Além disso, verificou-se uma relação positiva significativa entre o visionamento excessivo de séries televisivas e a solidão. Concluindo, aspetos culturais e emocionais estão na base da motivação para o visionamento compulsivo de séries, estando este comportamento associado a níveis elevados de solidão.
The motivation for the excessive use of audiovisual content, such as watching television series or movies, is not a new phenomenon. However, with the rise of streaming platforms, this phenomenon has recently become more relevant. Thus, the theme of this study is to understand the reasons that lead people to watch television series compulsively and their relationship with loneliness, the specific objectives included understanding the differences in motivations for watching television series concerning sociodemographic variables; to investigating the differences in motivations for watching television series according to the type and nature of the series and to establish a relationship between the reasons that lead people to watch television series and loneliness. A quantitative, cross-sectional, descriptive and correlational study was carried out. A sociodemographic questionnaire and a questionnaire related to the viewing of series (built for this purpose were used); the Portuguese adaptation of the Revised UCLA Loneliness Scale and the Watching TV Series Motives Questionnaire original. The results obtained showed that the main motivations for the compulsive viewing of television series were Cultural Enrichment and Emotional Improvement; the action series were the ones that stood out the most in the viewing, but, the majority of the selected sample preferred the visualization of reassuring series; drama series were the only ones that did not show statistically significant differences in differentiation and nature (stimulating or tranquillizers). Furthermore, there was a significant positive relationship between excessive viewing of television series and loneliness. In conclusion, cultural and emotional aspects are at the base of the motivation for compulsive viewing of series and this behaviour is associated with high levels of loneliness.

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Keywords

Adição Questionário relativo ao visionamento de séries Revised UCLA loneliness scale Questionário sociodemográfico Watching TV series motives questionnaire Addition Questionnaire related to viewing series Sociodemographic questionnaire

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