Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A volta dos idosos analfabetos aos bancos escolares

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203076842.pdf1.49 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este estudo apresenta uma pesquisa com enfoque na experiência compartilhada na execução de um projeto de alfabetização de pessoas idosas, realizado na cidade de Varjão, Brasília, DF. Tem como propósito contribuir para a minimização de problemas que surgem nas relações de trabalho e nas práticas sociais advindas do analfabetismo que assola a sociedade brasileira. Nesse contexto existe grande preocupação com o resultado de estatísticas que mostram o Brasil como um país com grande número de pessoas analfabetas com idade de 60 anos e mais, que ainda possuem vontade de exercer alguma atividade produtiva. Ciente de que a pessoa idosa afetada pelo analfabetismo é um grave problema social, o estudo norteia-se pelo objetivo de apresentar reflexão sobre a importância de programas de educação para pessoas idosas como um meio de motivação para novas perspectivas de vida. Quanto à metodologia da pesquisa, optou-se por uma metodologia qualitativa, com recolha de dados verbais de forma direta, por meio de grupos focais, de conversas e depoimentos pessoais com os participantes idosos. O referencial teórico sustenta-se em outras pesquisas, as quais se encontram em bancos de dados eletrônicos como SCIELO, além de livros, artigos científicos sobre o tema. A pesquisa permitiu vislumbrar um interstício substancial de novas possibilidades, atitudes e práticas por parte dos idosos, estudantes, em busca de vida de qualidade, socialmente comprometida. Além disso, constatou-se que a Educação de Jovens e Adultos Idosos (EJAI) se constitui como uma modalidade de ensino capaz de alargar-se em vantagens sobre a educação regular uma vez que responde às exigências da sociedade atual, às necessidades das pessoas de mais idade que não tiveram a oportunidade de estudar quando eram mais jovens. Desse modo, conclui-se que o ensino desenvolvido por meio do Projeto social da cidade de Varjão-DF consiste em uma tendência contemporânea que se destaca como alternativa determinante para democratização do ensino no Brasil e no mundo.
This study presents research focused on the shared experience in the execution of a literacy project for the elderly, carried out in the city of Varjão, Brasília, DF. Its purpose is to contribute to the minimization of problems that arise in work relationships and in social practices arising from the illiteracy that plagues Brazilian society. In this context, there is great concern about the results of statistics that show Brazil as a country with many illiterate people aged 60 and over who still have the will to carry out some productive activity. Aware that the elderly person affected by illiteracy is a serious social problem, the study is guided by the objective of presenting a reflection on the importance of education programs for elderly people as a means of motivation for new perspectives in life. As for the research methodology, the qualitative approach was chosen, with direct collection of verbal data, through focus groups, conversations, and personal testimonies with the elderly participants. The theoretical framework is supported by other research, which are found in electronic databases such as SCIELO, in addition to books and scientific articles on the subject. The research allowed us to glimpse a substantial interstice of new possibilities, attitudes and practices on the part of the elderly, students, in search of a quality life, socially committed. In addition, it was found that the Education of Young and adults people elderly is constituted as a teaching modality capable of extending itself in advantages over regular education since it responds to the demands of today's society, to the needs of people from older people who did not have the opportunity to study when they were younger. In this way, it is concluded that the teaching developed through the Social Project of the city of Varjão-DF consists in a contemporary trend that stands out as a decisive alternative for the democratization of education in Brazil and in the world.

Description

Keywords

Alfabetização Idosos Educação Literacy Elderly Education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue