Repository logo
 
Publication

EMRC, que estratégias motivadoras? Propostas didáticas para a UL 2 do 7.º ano : "As Religiões"

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorTuna, Cátia Sofia Ferreira
dc.contributor.advisorGarcia Ambrosio, Juan Francisco
dc.contributor.authorGoulart, Fábio Miguel da Silva
dc.date.accessioned2022-12-28T08:47:07Z
dc.date.available2022-12-28T08:47:07Z
dc.date.issued2022-11-22
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractEste Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada assenta numa contínua e ponderada reflexão efetuada em contexto pedagógico e pretende aferir a relevância da motivação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, tendo por base metodologias, estratégias e recursos que potenciem o envolvimento dos discentes na disciplina e promovam a aprendizagem. Para esse desiderato foi tido em conta o itinerário pedagógico desenvolvido na Unidade Letiva 2, «As Religiões», constante no programa de Educação Moral e Religiosa Católica para o 7.º ano de escolaridade. No seguimento desse itinerário, num último capítulo é realizada, de forma meramente exploratória, a análise comparativa dos resultados de aprendizagem entre a turma onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada e outra turma de 7.º ano da mesma escola, tentando, com todos os condicionalismos inerentes, perceber o impacto de um ensino motivador, centrado no aluno, comparativamente a um ensino mais direcionado e centrado no professor.pt_PT
dc.description.abstractThis Final Report of the Supervised Teaching Practice is based on a continuous and considered reflection carried out in a pedagogical context and aims to assess the relevance of students' motivation in the teaching-learning process, based on methodologies, strategies and resources that enhance the involvement of students in the subject and promote learning. For this purpose, the pedagogical itinerary developed in Unit 2, «Religions», included in the syllabus of Catholic Moral and Religious Education for the 7th grade, was taken into account. Following this itinerary, in the last chapter, a comparative analysis of the learning results between the class where the Supervised Teaching Practice took place and another 7th grade class from the same school is carried out, attempting, despite all the inherent constraints, to understand the impact of a motivating, student centered learning environment versus a more teacher centered one.pt_PT
dc.identifier.tid203126963pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/39663
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectEstratégias de ensinopt_PT
dc.subjectRecursos educativospt_PT
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_PT
dc.subjectSucesso escolarpt_PT
dc.subjectEMRCpt_PT
dc.subjectReligiõespt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectTeaching strategiespt_PT
dc.subjectEducational resourcespt_PT
dc.subjectCooperative learningpt_PT
dc.subjectAcademic successpt_PT
dc.subjectEMRC (Catholic Moral and Religious Education)pt_PT
dc.subjectReligionspt_PT
dc.titleEMRC, que estratégias motivadoras? Propostas didáticas para a UL 2 do 7.º ano : "As Religiões"pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Religiosaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203126963.pdf
Size:
16.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203126963.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: