Repository logo
 
Publication

Interação colaborativa nas organizações escolares

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCabral, Maria Ilídia de Meireles
dc.contributor.authorAlmeida, Sílvio António Barreto de
dc.date.accessioned2017-02-06T10:37:48Z
dc.date.available2017-02-06T10:37:48Z
dc.date.issued2016-10-13
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractA finalidade do presente artigo é a de divulgar, não só os processos, mas também os principais resultados de um trabalho de investigação acerca do plano de turma, realizado no âmbito do mestrado em ciências da educação na Universidade Católica Portuguesa, inserido no tema aglutinador “Interação colaborativa nas organizações escolares”. A investigação partiu da necessidade de obter resposta para as seguintes questões: Que importância atribuem os docentes ao conselho de turma e à elaboração do plano de turma para a ação educativa?! Como é que os docentes utilizam o tempo das reuniões de conselho de turma? Que impactos tem este tempo na melhoria da ação educativa?” Que grau de participação têm os alunos na definição do plano de turma? Que tipo de atividades são propostas no plano de turma? Pretendeu-se, ainda, atingir os seguintes objetivos específicos: - Compreender as fases da elaboração e implementação dos planos de turma do ensino secundário e otimizar este processo em prol da melhoria das aprendizagens dos alunos; - Perspetivar a relação do plano de turma com a promoção da colaboração docente em torno da melhoria das aprendizagens; - Contribuir para a reflexão colaborativa dos docentes sobre as suas práticas, numa lógica de melhoria e desenvolvimento profissional e organizacional; - Envolver os alunos nas tomadas de decisão ao nível das suas aprendizagens, através da sua participação e colaboração na construção dos planos de turma; - Rentabilizar e otimizar os tempos e os espaços de trabalho em sede de conselho de turma, refocalizando-os na análise, monitorização e conceção de estratégias de ensino, conducentes à melhoria das aprendizagens de todos os alunos. Assim, foram aplicados inquéritos aos delegados; subdelegados de turma; docentes do ensino secundário e realizadas seis entrevistas aos diretores de turma deste nível de ensino.Os resultados deste trabalho apontam para a necessidade de refocalização do trabalho dos professores, bem como para a necessidade de uma participação mais ativa dos alunos na escola e para a reflexão dos diretores de turma acerca das fases de construção de um plano de turma.pt_PT
dc.identifier.tid201463083
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/21478
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectInteraçãopt_PT
dc.subject(Des)envolvimento profissionalpt_PT
dc.titleInteração colaborativa nas organizações escolarespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201463083.pdf
Size:
1.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: