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Cenários educativos inovadores, dinamizados no âmbito de uma formação interpares, estão na génese deste estudo, que considera a imperatividade de uma mudança da gramática escolar onde a construção de comunidades profissionais de aprendizagem requer todo o potencial do trabalho colaborativo. Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo exploratório, desenvolvido no âmbito de uma formação interpares, em formato b-learning, que envolveu dois grupos de formandos, num total de 23 elementos, a desempenhar funções de docência na educação especial, de um agrupamento de escolas do ensino público localizado no Grande Porto, o agrupamento de escolas Gonçalo Mendes da Maia. As questões de investigação que estão na origem deste estudo e do trabalho desenvolvido em contexto são as seguintes: Qual o papel da formação e da partilha de boas práticas no contexto da sala de aula, na educação especial?
Como otimizar cenários de aprendizagem inovadores na educação especial? O texto inclui um breve enquadramento teórico à metodologia adotada na otimização de um Sistema de Gestão Integrado de Aprendizagem (SGA), mediado por uma plataforma digital, e a apresentação e discussão dos resultados obtidos a partir dos instrumentos utilizados – inquéritos de diagnose e satisfação, trabalhos individuais finais e diários de bordo – triangulados com os dados que sobressaem da observação direta e participante. A verificação e análise dos dados suporta-se numa metodologia mista. O conjunto de professores a lecionar maioritariamente no grupo 910, educação especial, aceitou sair da sua zona de conforto e testou e refletiu em torno de práticas e experiências integradas em cenários inovadores, tendo as práticas de ensino como referência. O trabalho colaborativo interpares e a reflexão e monitorização das suas práticas integraram também as dinâmicas desta ação e marcaram a agenda e as dinâmicas deste grupo de docentes durante todo o primeiro período do ano letivo 2016-2017.
Description
Keywords
SGA Cenários de aprendizagem inovadores Formação-ação Trabalho colaborativo
Pedagogical Context
Citation
Rodrigues, E., Alves, J. M. (2017). Cenários educativos inovadores na educação especial: contributos de um estudo exploratório. In S. Pereira, M. Pinto (eds.), Literacia, Media e CIdadania, Livro de Atas do 4º Congresso. [pp. 492-506]. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Publisher
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
