Repository logo
 
Publication

Cenários educativos inovadores na educação especial: contributos de um estudo exploratório

dc.contributor.authorRodrigues, Elvira
dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.date.accessioned2021-02-04T11:49:17Z
dc.date.available2021-02-04T11:49:17Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractCenários educativos inovadores, dinamizados no âmbito de uma formação interpares, estão na génese deste estudo, que considera a imperatividade de uma mudança da gramática escolar onde a construção de comunidades profissionais de aprendizagem requer todo o potencial do trabalho colaborativo. Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo exploratório, desenvolvido no âmbito de uma formação interpares, em formato b-learning, que envolveu dois grupos de formandos, num total de 23 elementos, a desempenhar funções de docência na educação especial, de um agrupamento de escolas do ensino público localizado no Grande Porto, o agrupamento de escolas Gonçalo Mendes da Maia. As questões de investigação que estão na origem deste estudo e do trabalho desenvolvido em contexto são as seguintes: Qual o papel da formação e da partilha de boas práticas no contexto da sala de aula, na educação especial? Como otimizar cenários de aprendizagem inovadores na educação especial? O texto inclui um breve enquadramento teórico à metodologia adotada na otimização de um Sistema de Gestão Integrado de Aprendizagem (SGA), mediado por uma plataforma digital, e a apresentação e discussão dos resultados obtidos a partir dos instrumentos utilizados – inquéritos de diagnose e satisfação, trabalhos individuais finais e diários de bordo – triangulados com os dados que sobressaem da observação direta e participante. A verificação e análise dos dados suporta-se numa metodologia mista. O conjunto de professores a lecionar maioritariamente no grupo 910, educação especial, aceitou sair da sua zona de conforto e testou e refletiu em torno de práticas e experiências integradas em cenários inovadores, tendo as práticas de ensino como referência. O trabalho colaborativo interpares e a reflexão e monitorização das suas práticas integraram também as dinâmicas desta ação e marcaram a agenda e as dinâmicas deste grupo de docentes durante todo o primeiro período do ano letivo 2016-2017.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, E., Alves, J. M. (2017). Cenários educativos inovadores na educação especial: contributos de um estudo exploratório. In S. Pereira, M. Pinto (eds.), Literacia, Media e CIdadania, Livro de Atas do 4º Congresso. [pp. 492-506]. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)pt_PT
dc.identifier.isbn9789898600714
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/31929
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherCentro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)pt_PT
dc.subjectSGApt_PT
dc.subjectCenários de aprendizagem inovadorespt_PT
dc.subjectFormação-açãopt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.titleCenários educativos inovadores na educação especial: contributos de um estudo exploratóriopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage506pt_PT
oaire.citation.startPage492pt_PT
oaire.citation.titleLiteracia, Media e CIdadania, Livro de Atas do 4º Congressopt_PT
person.familyNameFerreira Matias Alves
person.givenNameJosé Joaquim
person.identifier.ciencia-id1F1F-62AA-D000
person.identifier.orcid0000-0002-9490-9957
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Cenários educativos inovadores na educação especial.pdf
Size:
150.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format