Publication
Cenários educativos inovadores na educação especial: contributos de um estudo exploratório
| dc.contributor.author | Rodrigues, Elvira | |
| dc.contributor.author | Alves, José Matias | |
| dc.date.accessioned | 2021-02-04T11:49:17Z | |
| dc.date.available | 2021-02-04T11:49:17Z | |
| dc.date.issued | 2017 | |
| dc.description.abstract | Cenários educativos inovadores, dinamizados no âmbito de uma formação interpares, estão na génese deste estudo, que considera a imperatividade de uma mudança da gramática escolar onde a construção de comunidades profissionais de aprendizagem requer todo o potencial do trabalho colaborativo. Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo exploratório, desenvolvido no âmbito de uma formação interpares, em formato b-learning, que envolveu dois grupos de formandos, num total de 23 elementos, a desempenhar funções de docência na educação especial, de um agrupamento de escolas do ensino público localizado no Grande Porto, o agrupamento de escolas Gonçalo Mendes da Maia. As questões de investigação que estão na origem deste estudo e do trabalho desenvolvido em contexto são as seguintes: Qual o papel da formação e da partilha de boas práticas no contexto da sala de aula, na educação especial? Como otimizar cenários de aprendizagem inovadores na educação especial? O texto inclui um breve enquadramento teórico à metodologia adotada na otimização de um Sistema de Gestão Integrado de Aprendizagem (SGA), mediado por uma plataforma digital, e a apresentação e discussão dos resultados obtidos a partir dos instrumentos utilizados – inquéritos de diagnose e satisfação, trabalhos individuais finais e diários de bordo – triangulados com os dados que sobressaem da observação direta e participante. A verificação e análise dos dados suporta-se numa metodologia mista. O conjunto de professores a lecionar maioritariamente no grupo 910, educação especial, aceitou sair da sua zona de conforto e testou e refletiu em torno de práticas e experiências integradas em cenários inovadores, tendo as práticas de ensino como referência. O trabalho colaborativo interpares e a reflexão e monitorização das suas práticas integraram também as dinâmicas desta ação e marcaram a agenda e as dinâmicas deste grupo de docentes durante todo o primeiro período do ano letivo 2016-2017. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Rodrigues, E., Alves, J. M. (2017). Cenários educativos inovadores na educação especial: contributos de um estudo exploratório. In S. Pereira, M. Pinto (eds.), Literacia, Media e CIdadania, Livro de Atas do 4º Congresso. [pp. 492-506]. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 9789898600714 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/31929 | |
| dc.language.iso | eng | pt_PT |
| dc.peerreviewed | no | pt_PT |
| dc.publisher | Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) | pt_PT |
| dc.subject | SGA | pt_PT |
| dc.subject | Cenários de aprendizagem inovadores | pt_PT |
| dc.subject | Formação-ação | pt_PT |
| dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_PT |
| dc.title | Cenários educativos inovadores na educação especial: contributos de um estudo exploratório | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 506 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 492 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Literacia, Media e CIdadania, Livro de Atas do 4º Congresso | pt_PT |
| person.familyName | Ferreira Matias Alves | |
| person.givenName | José Joaquim | |
| person.identifier.ciencia-id | 1F1F-62AA-D000 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-9490-9957 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | f70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Cenários educativos inovadores na educação especial.pdf
- Size:
- 150.59 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
