Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.36 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente texto reflete sobre as dimensões de reflexividade criativa e crítica que caracterizam e distinguem a condição docente, permitindo qualificar o conhecimento profissional dos professores como um conhecimento ético por excelência. Sublinha-se neste sentido o papel da formação ética, como parte
integrante e substantiva dos processos de desenvolvimento profissional, acentuado de modo particular a promoção de competências de sabedoria prática, associadas ao poder para deliberar eticamente em contexto, ou seja, à capacidade para deliberar em relação e em situação.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Baptista, I. (2019). Ética, conhecimento profissional e formação docente. In N. Fraga (org.), O Professor do Século XXI Em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a Construção de Sociedades Sustentáveis. Atas da II Conferência Internacional de Educação Comparada Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação Secção de Educação Comparada, Funchal, Portugal, 29-31 Janeiro 2018. (pp.24-30). Funchal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira
Publisher
Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira