Publication
Ética, conhecimento profissional e formação docente
dc.contributor.author | Baptista, Isabel | |
dc.date.accessioned | 2020-03-03T12:49:25Z | |
dc.date.available | 2020-03-03T12:49:25Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O presente texto reflete sobre as dimensões de reflexividade criativa e crítica que caracterizam e distinguem a condição docente, permitindo qualificar o conhecimento profissional dos professores como um conhecimento ético por excelência. Sublinha-se neste sentido o papel da formação ética, como parte integrante e substantiva dos processos de desenvolvimento profissional, acentuado de modo particular a promoção de competências de sabedoria prática, associadas ao poder para deliberar eticamente em contexto, ou seja, à capacidade para deliberar em relação e em situação. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Baptista, I. (2019). Ética, conhecimento profissional e formação docente. In N. Fraga (org.), O Professor do Século XXI Em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a Construção de Sociedades Sustentáveis. Atas da II Conferência Internacional de Educação Comparada Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação Secção de Educação Comparada, Funchal, Portugal, 29-31 Janeiro 2018. (pp.24-30). Funchal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789895439027 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/29803 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira | pt_PT |
dc.title | Ética, conhecimento profissional e formação docente | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal, Madeira, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 30 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 24 | pt_PT |
oaire.citation.title | O Professor do Século XXI Em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a Construção de Sociedades Sustentáveis. Atas da II Conferência Internacional de Educação Comparada Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação Secção de Educação Comparada | pt_PT |
person.familyName | Baptista | |
person.givenName | Isabel | |
person.identifier.ciencia-id | E514-6A0D-4DF2 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6678-8481 | |
person.identifier.rid | E-9934-2017 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 9f24e46c-a3b7-414d-a76a-230f115a9cc1 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9f24e46c-a3b7-414d-a76a-230f115a9cc1 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Ética, conhecimento profissional e formação docente.PDF
- Size:
- 3.36 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.44 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: