Repository logo
 
Publication

A educação da dimensão religiosa na escola : o contributo do documento Princípios Orientadores de Toledo para o ensino acerca das religiões e das crenças

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorGarcia Ambrosio, Juan Francisco
dc.contributor.authorLuz, Pedro Manuel Monteiro da
dc.date.accessioned2018-09-03T14:48:33Z
dc.date.available2018-09-03T14:48:33Z
dc.date.issued2018-06-15
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente trabalho procura encontrar razões suficientemente válidas nas áreas da antropologia e da fenomenologia da religião de modo a justificar uma presença da educação da dimensão religiosa nas escolas públicas. Para que estas razões sejam também reconhecidas por vários decisores culturais recorremos a vários documentos elaborados por diferentes organismos da União Europeia, nomeadamente Os Princípios Orientadores de Toledo para o Ensino das religiões e das crenças cuja autoria pertence à Organização e Segurança para a Cooperação Europeia. Através de uma antropologia integral cujo modo de ver o ser humano é aquele que o compreende em todas as suas dimensões, inclusive a religiosa, procuramos mostrar que o ser humano é um ser religioso, na medida em que a sua natureza reside na relação e encontro com outros. Se a escola compreende como sua missão educar a criança em todas as suas dimensões, então não poderá deixar de lado também a dimensão religiosa. Como consequência, a escola deverá criar as condições necessárias para compreender as religiões e diversas crenças como modos diferentes de dar respostas válidas às questões profundamente humanas relativas ao sentido da vida.pt_PT
dc.description.abstractThe present work tries to find sufficiently valid reasons in the areas of anthropology and the phenomenology of the religion in order to justify the presence of education of the religious dimension in the public schools. In order to recognize these reasons by several cultural decision-makers, we use various documents drawn up by different bodies of the European Union, namely The Toledo Guiding Principles for Teaching Religions and Beliefs which are authored by the Organization and Security for European Cooperation. Through an integral anthropology whose way of seeing the human being is that understands it in all its dimensions, including the religious, we try to show that the human being is a religious being, insofar as his nature lies in the relationship and encounter with others. If the school understands as its mission to educate the child in all its dimensions, then it cannot leave aside also the religious dimension. As a consequence, the school should create the necessary conditions for understanding religions and diverse beliefs as different ways of giving valid answers to deeply human questions concerning the meaning of life.pt_PT
dc.identifier.tid201964341pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/25582
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectDimensão religiosapt_PT
dc.subjectEducação religiosapt_PT
dc.subjectEMRCpt_PT
dc.subjectPrincípios Orientadores de Toledopt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectReligious dimensionpt_PT
dc.subjectReligious educationpt_PT
dc.subjectToledo Guiding Principlespt_PT
dc.titleA educação da dimensão religiosa na escola : o contributo do documento Princípios Orientadores de Toledo para o ensino acerca das religiões e das crençaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Religiosas

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação final.pdf
Size:
2.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: