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- O crime de dano na arte urbana e no graffitiPublication . Guimarães, Vera Mântua; Marques, Pedro Maia Garcia
- Serviço de apoio domiciliário como substituição ou complemento do cuidado familiarPublication . Barbosa, Joana; Aguinaldo, José Ignácio; Cunha, Manuel Antunes daEste estudo exploratório aborda o papel do Serviço de Apoio Domiciliário no quotidiano dos idosos e suas famílias, em função do contexto urbano e rural, e o percurso de vida dos utentes de dois SAD do norte de Portugal. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa, com a aplicação de 11 entrevistas semiestruturadas. O SAD mantém uma função assistencialista/tradicional, tendo um papel de substituição em meio urbano e complementar em meio rural. Este estudo aponta para a necessidade de apostar numa lógica de prevenção, educação e reabilitação, em torno da criação de um plano de cuidados personalizado, baseado num sistema de classificação dos utentes.
- Responsabilidade ambiental : um diálogo entre o mar e a terra : a partir do caso Probo KoalaPublication . Silva, Miguel Almeida Morais da; Garcia, Maria da Glória Ferreira Pinto Dias
- A educação da dimensão religiosa na escola : o contributo do documento Princípios Orientadores de Toledo para o ensino acerca das religiões e das crençasPublication . Luz, Pedro Manuel Monteiro da; Garcia Ambrosio, Juan FranciscoO presente trabalho procura encontrar razões suficientemente válidas nas áreas da antropologia e da fenomenologia da religião de modo a justificar uma presença da educação da dimensão religiosa nas escolas públicas. Para que estas razões sejam também reconhecidas por vários decisores culturais recorremos a vários documentos elaborados por diferentes organismos da União Europeia, nomeadamente Os Princípios Orientadores de Toledo para o Ensino das religiões e das crenças cuja autoria pertence à Organização e Segurança para a Cooperação Europeia. Através de uma antropologia integral cujo modo de ver o ser humano é aquele que o compreende em todas as suas dimensões, inclusive a religiosa, procuramos mostrar que o ser humano é um ser religioso, na medida em que a sua natureza reside na relação e encontro com outros. Se a escola compreende como sua missão educar a criança em todas as suas dimensões, então não poderá deixar de lado também a dimensão religiosa. Como consequência, a escola deverá criar as condições necessárias para compreender as religiões e diversas crenças como modos diferentes de dar respostas válidas às questões profundamente humanas relativas ao sentido da vida.
- O sistema de identificação criminal de condenados por crimes contra a autodeterminação sexual e a liberdade sexual de menor : anexo da lei nº 103/2015 de 24 de AgostoPublication . Monteiro, Mariana Miguel de Oliveira; Silva, Germano Marques da
- A pedofilia no ordenamento jurídico-penal : reflexão crítica sobre o crime de abuso sexual de crianças e consequência(s) jurídica(s)Publication . Lopes, Inês Margarida Bago de Uva de Almeida; Silva, Germano Marques da