Repository logo
 
Publication

A mediação musical em EMRC : facilitar as aprendizagens e promover a inclusão, no contexto da Unidade Letiva 2 : Advento e Natal

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorTeixeira, Alfredo Manuel Matos Alves Rodrigues
dc.contributor.advisorGarcia Ambrosio, Juan Francisco
dc.contributor.authorRosário, Carolina Margarida Cavaco do
dc.date.accessioned2023-04-11T09:20:15Z
dc.date.available2023-04-11T09:20:15Z
dc.date.issued2023-03-20
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractCom a elaboração do presente Relatório final da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas – especialização em Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), propomo-nos atingir dois objetivos principais: fazer uma reflexão crítica sobre a PES e compreender o significado do Natal como tradição cristã, prática da dádiva e da troca e festividade social, introduzindo a Música na prática letiva numa perspetiva de inclusão e facilitadora das aprendizagens. O estudo principia com a explicação da experiência alcançada na PES e concretizada na EB 2,3 Prof. Pedro D’Orey da Cunha. É exposta uma concisa análise sobre a mesma, assistida pelas planificações, estratégias e materiais pedagógicos eleitos para a lecionação da Unidade Letiva 2: Advento e Natal, do 5º ano de escolaridade. Compreender que o Natal assume a dimensão de dádiva e da troca, no sentido de uma relação interpessoal, sem descurar a dimensão social, nomeadamente o contexto festivo doméstico e das relações intrafamiliares. A música é introduzida na prática letiva numa perspetiva de inclusão e facilitadora das aprendizagens. Este Relatório apresenta-se como uma ferramenta de estudo e avaliação da prática pedagógica, assumindo-se ainda como um instrumento de aprendizagem, na medida em que promove uma proposta de atividade que engloba a abordagem do Natal na disciplina de EMRC, através da música, especificamente o cante alentejano. Capacitando os alunos para o reconhecimento da narrativa cristã do Natal e das tradições populares alentejanas.pt_PT
dc.description.abstractWith the preparation of this final report on Supervised Teaching Practice (STP), carried out within the scope of the Master’s Degree in Religious Sciences – specialization in Catholic Moral and Religious Education (CMRE), we set out to achieve two main objectives: to make a critical reflection on STP and to understand the meaning of Christmas as a Christian tradition, as the practice of giving and receiving presents and as a social festivity, introducing music into teaching practice from a perspective of inclusion and facilitating learning. The study begins with an explanation of the experience gained in STP, implemented in an intermediate school of 2nd and 3rd level (EB 2,3 Prof. Pedro D'Orey da Cunha). Presenting a brief analysis of the same, supported by the plans, strategies and pedagogical materials chosen for the teaching of Unit 2: Advent and Christmas, of the 5th school year. Understanding that Christmas assumes the dimension of gift and exchange, in the sense of an interpersonal relationship, without neglecting the social dimension, namely the domestic festive context and intra-family relationships. Music is introduced into teaching practice from a perspective of inclusion in order to promote interest, motivation and facilitate learning. This Report is presented as a tool for the study and evaluation of pedagogical practice, assuming itself as a learning instrument, insofar as it promotes an activity proposal that encompasses the approach to Christmas in the discipline of CMRE, through music, specifically by the Alentejo folksong called “Cante Alentejano”. Thus enabling students to recognize the Christian narrative of Christmas and Alentejo's popular traditions.pt_PT
dc.identifier.tid203260570pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/40781
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionada (PES)pt_PT
dc.subjectDompt_PT
dc.subjectDádivapt_PT
dc.subjectNatalpt_PT
dc.subjectEducação Moral e Religiosa Católica (EMRC)pt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectCante Alentejanopt_PT
dc.subjectSupervised Teaching Practice (STP)pt_PT
dc.subjectSunpt_PT
dc.subjectGiftpt_PT
dc.subjectChristmaspt_PT
dc.subjectCatholic Moral and Religious Education (MRCE)pt_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.subjectTraditional Alentejo folksong (Cante Alentejano).pt_PT
dc.titleA mediação musical em EMRC : facilitar as aprendizagens e promover a inclusão, no contexto da Unidade Letiva 2 : Advento e Natalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Religiosaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203260570.pdf
Size:
1.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203260570.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: