Repository logo
 
Publication

Liderança de proximidade na sociedade contemporânea : uma investigação interpretativista sobre relacionamento, confiança e presença em ambientes organizacionais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorIlharco, Fernando Albano Maia de Magalhães
dc.contributor.authorSilva, Michäel Alexandre Beleza Lança
dc.date.accessioned2018-10-31T09:20:17Z
dc.date.available2018-10-31T09:20:17Z
dc.date.issued2018-03-19
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação tem como objectivo revisitar a teorização da liderança de forma a explorar sobre a possibilidade e pertinência de hoje se falar de uma liderança de proximidade em contexto organizacional. Com o objectivo de explorar as ligações entre liderança e proximidade, a nossa revisão da literatura incidiu na análise de várias situações-tipo num contexto organizacional. A partir deste quadro conceptual, olhamos para estes dois conceitos como duas realidades existentes nas organizações que exercem influências recíprocas. O trabalho de campo foi constituído por 9 entrevistas em profundidade: a 4 líderes de médias e grandes empresas em Portugal, de diferentes ramos de actividade, bem como a 5 liderados, de diferentes cargos e empresas. Verificou-se que todas as empresas cujos líderes se identificavam com o estilo de liderança do Papa Francisco e do Marcelo Rebelo de Sousa, afirmaram que se reviam numa liderança de proximidade, mais humilde e mais genuína; revelando-se, ainda, uma motivação por parte dos liderados, cujos líderes se identificavam com a questão nº2 feita nas entrevistas.pt_PT
dc.description.abstractThe focus of this research paper is to revisit the theorization of leadership in order to explore the possibility and relevance of today to discourse about a leadership of proximity in an organizational context. In order to explore the links between leadership and proximity we focused on the analysis of several model situations in an organizational context. From this conceptual framework, we look at these two concepts as two different realities existing in organizations that pursue reciprocal influences. The empiric part of this paper consisted of 9 in-depth interviews to professionals: 4 leaders of medium and large companies in Portugal, from different branches of activity, as well as 5 subordinates from different positions and companies. It was found that all the companies whose leaders identified themselves with the leadership style of Pope Francis and Marcelo Rebelo de Sousa, affirmed that they referred to a more humble and more genuine leadership of proximity; revealing, also, a motivation on the part of the leaders, whose leaders were identified with the question nº2 made in the interviews.pt_PT
dc.identifier.tid201986620pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/25869
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectProximidadept_PT
dc.subjectSociedadept_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subjectProximitypt_PT
dc.subjectSocietypt_PT
dc.titleLiderança de proximidade na sociedade contemporânea : uma investigação interpretativista sobre relacionamento, confiança e presença em ambientes organizacionaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação_Mestrado.pdf
Size:
565.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: