Repository logo
 
Publication

Envolvimento académico e atitudes e comportamentos pró-ambientais em alunos do 3º ciclo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Marisa Raquel da Silva
dc.contributor.advisorCarneiro, Alexandra Manuela Paiva
dc.contributor.authorDias, Telma Maria Marques
dc.date.accessioned2023-04-11T14:41:01Z
dc.date.available2023-10-11T00:30:26Z
dc.date.issued2022-11-11
dc.date.submitted2022-10
dc.description.abstractDe acordo com a literatura, é cada vez mais relevante o estudo acerca de projetos educacionais na natureza, bem como o estudo do seu impacto ao nível da saúde mental, do envolvimento escolar e das atitudes e comportamentos pró-ambientais. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi de caracterizar uma amostra de 359 alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos, de 9 escolas que integraram e que não integraram o projeto educativo “a Natureza é a Melhor Sala de Aula” (NSA), em relação ao seu envolvimento escolar e atitudes e comportamentos pró-ambientais, isto em função do género, ano de escolaridade e participação no projeto NSA. Recorreu-se à metodologia quantitativa e os dados foram recolhidos presencialmente nas escolas. A recolha de dados envolveu o preenchimento de um Questionário Sociodemográfico, do questionário EAE-E4D e da escala Atitudes e Comportamentos Pró-ambientais. Os principais resultados indicam que as raparigas apresentaram mais atitudes e comportamentos pró-ambientais, bem como os alunos que participaram no projeto educativo NSA que apresentam um maior envolvimento com a escola. Observaram-se ainda correlações significativas entre dimensões do envolvimento escolar e das atitudes e comportamentos pró-ambientais.pt_PT
dc.description.abstractAccording to the literature, it is increasingly relevant to study educational projects in nature, as well as the study of their impact on mental health, school involvement and pro-environmental attitudes and behaviors. Therefore, the objective of this study was to characterize a sample of 359 students from the 3rd Cycle of Basic Education (CEB), aged between 10 and 16 years, from 9 schools that integrated and did not integrate the educational project Nature is the Best Classroom (NSA), in terms of school involvement and pro-environmental attitudes and behavior, depending on gender, year of schooling and participation in the NSA project. A quantitative methodology was used and data were collected in person at schools. Data collection involved filling in a Sociodemographic Questionnaire, the EAE-D4D questionnaire and the Pro-environmental Attitudes and Behaviors scale. The main results indicate that the girls showed more pro-environmental attitudes and behaviors, as well as the students who participated in the NSA educational project show a greater involvement with the school. Significant correlations were also observed between dimensions of school involvement and pro-environmental attitudes and behaviors.pt_PT
dc.identifier.tid203223888pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/40796
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAtitudes pró-ambientaispt_PT
dc.subjectComportamentos pró-ambientaispt_PT
dc.subjectAulas na naturezapt_PT
dc.subjectEnvolvimento escolarpt_PT
dc.subjectPro-environmental attitudespt_PT
dc.subjectPro-environmental behaviourspt_PT
dc.subjectClasses in naturept_PT
dc.subjectSchool involvementpt_PT
dc.titleEnvolvimento académico e atitudes e comportamentos pró-ambientais em alunos do 3º ciclopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203223888.pdf
Size:
662.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: