Publication
Envolvimento académico e atitudes e comportamentos pró-ambientais em alunos do 3º ciclo
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Costa, Marisa Raquel da Silva | |
| dc.contributor.advisor | Carneiro, Alexandra Manuela Paiva | |
| dc.contributor.author | Dias, Telma Maria Marques | |
| dc.date.accessioned | 2023-04-11T14:41:01Z | |
| dc.date.available | 2023-10-11T00:30:26Z | |
| dc.date.issued | 2022-11-11 | |
| dc.date.submitted | 2022-10 | |
| dc.description.abstract | De acordo com a literatura, é cada vez mais relevante o estudo acerca de projetos educacionais na natureza, bem como o estudo do seu impacto ao nível da saúde mental, do envolvimento escolar e das atitudes e comportamentos pró-ambientais. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi de caracterizar uma amostra de 359 alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos, de 9 escolas que integraram e que não integraram o projeto educativo “a Natureza é a Melhor Sala de Aula” (NSA), em relação ao seu envolvimento escolar e atitudes e comportamentos pró-ambientais, isto em função do género, ano de escolaridade e participação no projeto NSA. Recorreu-se à metodologia quantitativa e os dados foram recolhidos presencialmente nas escolas. A recolha de dados envolveu o preenchimento de um Questionário Sociodemográfico, do questionário EAE-E4D e da escala Atitudes e Comportamentos Pró-ambientais. Os principais resultados indicam que as raparigas apresentaram mais atitudes e comportamentos pró-ambientais, bem como os alunos que participaram no projeto educativo NSA que apresentam um maior envolvimento com a escola. Observaram-se ainda correlações significativas entre dimensões do envolvimento escolar e das atitudes e comportamentos pró-ambientais. | pt_PT |
| dc.description.abstract | According to the literature, it is increasingly relevant to study educational projects in nature, as well as the study of their impact on mental health, school involvement and pro-environmental attitudes and behaviors. Therefore, the objective of this study was to characterize a sample of 359 students from the 3rd Cycle of Basic Education (CEB), aged between 10 and 16 years, from 9 schools that integrated and did not integrate the educational project Nature is the Best Classroom (NSA), in terms of school involvement and pro-environmental attitudes and behavior, depending on gender, year of schooling and participation in the NSA project. A quantitative methodology was used and data were collected in person at schools. Data collection involved filling in a Sociodemographic Questionnaire, the EAE-D4D questionnaire and the Pro-environmental Attitudes and Behaviors scale. The main results indicate that the girls showed more pro-environmental attitudes and behaviors, as well as the students who participated in the NSA educational project show a greater involvement with the school. Significant correlations were also observed between dimensions of school involvement and pro-environmental attitudes and behaviors. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203223888 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/40796 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Atitudes pró-ambientais | pt_PT |
| dc.subject | Comportamentos pró-ambientais | pt_PT |
| dc.subject | Aulas na natureza | pt_PT |
| dc.subject | Envolvimento escolar | pt_PT |
| dc.subject | Pro-environmental attitudes | pt_PT |
| dc.subject | Pro-environmental behaviours | pt_PT |
| dc.subject | Classes in nature | pt_PT |
| dc.subject | School involvement | pt_PT |
| dc.title | Envolvimento académico e atitudes e comportamentos pró-ambientais em alunos do 3º ciclo | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia | pt_PT |
