Repository logo
 
Publication

Cyberproject : som imersivo para videojogos, cinema e música

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorCarvalho, José Vasco Gaio Monteiro Barroco
dc.contributor.authorLibório, Bernardo Muge de Almeida
dc.date.accessioned2023-11-14T12:19:45Z
dc.date.available2023-11-14T12:19:45Z
dc.date.issued2023-10-25
dc.date.submitted2023-07
dc.description.abstractA forma como apreciamos música e/ou som está em constante evolução. A pesquisa e o desenvolvimento tecnológico no campo da difusão e espacialização sonora têm conduzido os respetivos utilizadores a uma experiência que vai além do tradicional som stereo. Desta forma, e num contexto cada vez mais comum, fortalecem-se alguns conceitos contemporâneos, conhecidos como áudio imersivo e som 3D. Um primeiro relato do que podemos considerar ou identificar como a reprodução multi-canal pioneira terá sido o filme da Walt Disney chamado Fantasia (1939), cujo sistema de reprodução sonora ficou conhecido como Fantasound. Outros sistemas se seguiram, sendo os que tiveram mais impacto intitulados como Cinerama (1952) e CinemaScope (1953). Desde então, acabam por surgir muitos outros sistemas com foco à possibilidade e/ou intenção de diferentes formas de manipular a reprodução sonora no espaço. Do Dolby Stereo ao áudio Binaural, do Ambisonics ao Dolby Atmos, a busca por sistemas cada vez mais precisos e imersivos, tem sido uma temática de bastante relevo e importância no que remete para a evolução da tecnologia sonora. Ao longo das últimas décadas, temos testemunhado uma proeminente evolução tecnológica, que incide em pontos como técnicas e metodologias usadas para espacializar áudio, assim como, o desenvolvimento de novas ferramentas (plugins) e estruturas (software) que permitem aos sound designers criarem narrativas sonoras com características 3D. Assim sendo, o presente relatório elaborado no âmbito da minha especialização em Sound Design para a obtenção do grau de Mestre, surge como uma base sólida de fundamentação teórica ao meu projeto final denominado CyberProject. Este projeto visa a criação de uma narrativa com características sonoras imersivas e tridimensionais, que incorpora técnicas, metodologias e algumas das ferramentas mais avançadas utilizadas no desenvolvimento de som/música para videojogos e cinema.pt_PT
dc.description.abstractThe way we appreciate music and sound is constantly evolving. Investigation and technological advancements in sound diffusion's field and spatialization have led users to an experience beyond the traditional stereo sound. Contemporary concepts, such as immersive audio and 3D sound, are being strengthened in an increasingly common context. The first event of what we can consider a pioneering multi-channel playback was Walt Disney's film Fantasia (1939), which featured a sound playback system known as Fantasound. Other systems have followed, with the most impactful ones being Cinerama (1952) and CinemaScope (1953). Since then, numerous other systems have emerged, exploring different ways of manipulating sound playback in space. From Dolby Stereo to Binaural audio, from Ambisonics to Dolby Atmos, the pursuit of increasingly precise and immersive systems has been a highly relevant and significant theme in the evolution of sound technology. Over the past decades, we have witnessed significant technological advancements that approach techniques and methodologies used for audio spatialization, as well as the development of new tools (plugins) and frameworks (software) that enable sound designers to create 3D audio narratives. Therefore, this formulated report, made within the scope of my Sound Design specialization to obtain a Master's degree, serves as a solid theoretical foundation for my final project named CyberProject. This project aims to create a narrative with immersive and three-dimensional sound characteristics, incorporating advanced techniques, methodologies, and tools used to develop sound and music for video games and cinema.pt_PT
dc.identifier.tid203374886pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/43087
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectÁudio 3Dpt_PT
dc.subjectSound designpt_PT
dc.subjectSom espacialpt_PT
dc.subjectSom imersivopt_PT
dc.subject3D audiopt_PT
dc.subjectImmersive soundpt_PT
dc.subjectSpatial soundpt_PT
dc.titleCyberproject : som imersivo para videojogos, cinema e músicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Som e Imagempt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203374886.pdf
Size:
4.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: