Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Cyberproject : som imersivo para videojogos, cinema e música

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203374886.pdf4.52 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A forma como apreciamos música e/ou som está em constante evolução. A pesquisa e o desenvolvimento tecnológico no campo da difusão e espacialização sonora têm conduzido os respetivos utilizadores a uma experiência que vai além do tradicional som stereo. Desta forma, e num contexto cada vez mais comum, fortalecem-se alguns conceitos contemporâneos, conhecidos como áudio imersivo e som 3D. Um primeiro relato do que podemos considerar ou identificar como a reprodução multi-canal pioneira terá sido o filme da Walt Disney chamado Fantasia (1939), cujo sistema de reprodução sonora ficou conhecido como Fantasound. Outros sistemas se seguiram, sendo os que tiveram mais impacto intitulados como Cinerama (1952) e CinemaScope (1953). Desde então, acabam por surgir muitos outros sistemas com foco à possibilidade e/ou intenção de diferentes formas de manipular a reprodução sonora no espaço. Do Dolby Stereo ao áudio Binaural, do Ambisonics ao Dolby Atmos, a busca por sistemas cada vez mais precisos e imersivos, tem sido uma temática de bastante relevo e importância no que remete para a evolução da tecnologia sonora. Ao longo das últimas décadas, temos testemunhado uma proeminente evolução tecnológica, que incide em pontos como técnicas e metodologias usadas para espacializar áudio, assim como, o desenvolvimento de novas ferramentas (plugins) e estruturas (software) que permitem aos sound designers criarem narrativas sonoras com características 3D. Assim sendo, o presente relatório elaborado no âmbito da minha especialização em Sound Design para a obtenção do grau de Mestre, surge como uma base sólida de fundamentação teórica ao meu projeto final denominado CyberProject. Este projeto visa a criação de uma narrativa com características sonoras imersivas e tridimensionais, que incorpora técnicas, metodologias e algumas das ferramentas mais avançadas utilizadas no desenvolvimento de som/música para videojogos e cinema.
The way we appreciate music and sound is constantly evolving. Investigation and technological advancements in sound diffusion's field and spatialization have led users to an experience beyond the traditional stereo sound. Contemporary concepts, such as immersive audio and 3D sound, are being strengthened in an increasingly common context. The first event of what we can consider a pioneering multi-channel playback was Walt Disney's film Fantasia (1939), which featured a sound playback system known as Fantasound. Other systems have followed, with the most impactful ones being Cinerama (1952) and CinemaScope (1953). Since then, numerous other systems have emerged, exploring different ways of manipulating sound playback in space. From Dolby Stereo to Binaural audio, from Ambisonics to Dolby Atmos, the pursuit of increasingly precise and immersive systems has been a highly relevant and significant theme in the evolution of sound technology. Over the past decades, we have witnessed significant technological advancements that approach techniques and methodologies used for audio spatialization, as well as the development of new tools (plugins) and frameworks (software) that enable sound designers to create 3D audio narratives. Therefore, this formulated report, made within the scope of my Sound Design specialization to obtain a Master's degree, serves as a solid theoretical foundation for my final project named CyberProject. This project aims to create a narrative with immersive and three-dimensional sound characteristics, incorporating advanced techniques, methodologies, and tools used to develop sound and music for video games and cinema.

Description

Keywords

Áudio 3D Sound design Som espacial Som imersivo 3D audio Immersive sound Spatial sound

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue