Publication
A importância da consciência fonológica na prevenção das dificuldades de aprendizagem : perspetivas de educadoras de infância
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Lisboa, Lurdes Lopes Veríssimo | |
dc.contributor.advisor | Costa, Marisa | |
dc.contributor.author | Pontes, Catarina Filipa Pinto | |
dc.date.accessioned | 2021-04-19T10:04:30Z | |
dc.date.available | 2021-04-19T10:04:30Z | |
dc.date.issued | 2020-07-14 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.description.abstract | A consciência fonológica é a variável com maior relevância preditiva para o sucesso na leitura. Tendo em conta que a consciência fonológica se começa a desenvolver durante a idade pré-escolar, o presente estudo tem como principal objetivo compreender a perspetiva dos educadores de infância em relação à valorização e promoção da consciência fonológica. Foram entrevistadas cinco educadoras de infância a trabalhar com crianças em idade pré-escolar. Os principais resultados obtidos enfatizam a valorização da consciência fonológica por parte das educadoras, o que se traduz na intencionalização de práticas de estimulação da consciência fonológica. Essa valorização é baseada no conhecimento da importância desta competência para o sucesso da leitura e académico, na formação contínua e nas experiências a nível profissional. Estes resultados enfatizam a necessidade deste tema ser explorado durante a formação académica de base e na formação contínua dos educadores de infância, de forma a promover conhecimentos sobre a consciência fonológica, bem como práticas eficazes para a sua estimulação. | pt_PT |
dc.description.abstract | Phonological awareness is the variable with the greatest predictive relevance for reading success. Bearing in mind that phonological awareness begins to develop during preschool age, the present study has as main objective to understand the perspective of early childhood educators regarding the appreciation and promotion of phonological awareness. Five kindergarten teachers that work with preschool children were interviewed. The main results obtained emphasize the appreciation of phonological awareness by educators, which translates into the intentionalization of phonological awareness stimulation practices. This appreciation is based on the knowledge of the importance of this competence for the reading and academic success, in education and continuous experiences at a professional level. These results emphasize the need for this theme to be explored during basic academic education and in the continuous training of early childhood educators, in order to promote knowledge about phonological awareness, as well as effective practices for its stimulation. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202646386 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/32690 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_PT |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Educadores de infância | pt_PT |
dc.subject | Estratégias de estimulação | pt_PT |
dc.subject | Phonological awareness | pt_PT |
dc.subject | Learning difficulties | pt_PT |
dc.subject | Kindergarten teachers | pt_PT |
dc.subject | Intervention strategies | pt_PT |
dc.title | A importância da consciência fonológica na prevenção das dificuldades de aprendizagem : perspetivas de educadoras de infância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Catarina Filipa Pinto Pontes.pdf
- Size:
- 1.67 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format